Notícia

Terra

Jogo sobre sustentabilidade

Publicado em 02 dezembro 2011

O tema sustentabilidade e meio ambiente está em alta, e buscando interagir com a temática na vida das crianças e jovens, alguns jogos estão surgindo, a partir de pesquisas em universidades. A finalidade é reproduzir situações que levem ao entendimento destas questões.

O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), da FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia lançaram na internet um jogo educativo sobre sustentabilidade, em parceria com a empresa Aptor Games. Neste novo jogo o personagem Half percorre uma floresta a fim de cumprir objetivos que giram em torno de ações para a preservação do meio ambiente.

Cada jogada aborda uma questão diferente sobre conservação ambiental. Na primeira fase, o personagem deve ajudar a libertar os animais em extinção que foram capturados ilegalmente, como araras e macacos, sempre atento para escapar das investidas dos predadores que perambulam pela floresta. Já na segunda fase, é preciso plantar árvores e superara a ação de lenhadores que desmatam o local, eles ficam espalhados pelo caminho. O jogo pode ser acessado gratuitamente no site Ludo Educajogos.