Notícia

Revista Ecológico online

Jogo que aborda a importância das vacinas no combate a doenças é relançado

Publicado em 21 janeiro 2021

Por Agência Fapesp

Com o objetivo de reforçar a importância das vacinas na proteção contra doenças infecciosas, um grupo de pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais () relançou o jogo Vacinax, que integra um projeto de educação e difusão conhecido como Ludo Educativo.

 

A iniciativa se soma às várias ações voltadas à contenção da COVID-19 promovidas pelo CDMF, que é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão () da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No Vacinax, o jogador controla uma célula de defesa conhecida como linfócito-T e deve vagar por entre os tecidos do corpo humano com o objetivo de identificar e destruir células infectadas ou que possuem algum tipo de antígeno. Inicialmente, por não possuir anticorpos específicos, o linfócito não é capaz de mapear todas as células comprometidas.

Porém, à medida que o jogador progride na aventura, o corpo humano é vacinado. A partir desse ponto, torna-se possível escolher quais aspectos se deseja melhorar, como o tempo de vida do linfócito, a capacidade de identificar células infectadas e a quantidade de células que se consegue destruir.

A vitória é alcançada quando o jogador identifica e destrói todas as células infectadas no organismo. O jogo conta com várias informações sobre vacinação e sua importância, que vão sendo mostradas para o jogador enquanto ele progride. Para jogar basta acessar o .

Fonte: Agência Fapesp

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Plantão News (MT) 2A+ Farma Portal Neo Mondo Sou Ecológico