Notícia

Mundo Lusíada

Jogo online trabalha os erros mais comuns da Língua Portuguesa

Publicado em 09 fevereiro 2019

Um grupo de desenvolvimento de jogos educacionais, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da FAPESP, acaba de lançar AlfaBeta Herói, um jogo do idioma Português focado nos erros mais comuns da Língua Portuguesa.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O jogo começa com um vilão alterando todas as palavras em placas e letreiros de uma cidade. Mal sabia ele que nessa mesma cidade vivia a Alfa Heroína! Com a ajuda do jogador, ela tentará ativar seu Robô Gigante para corrigir todas as palavras que foram alteradas pelo vilão. Para isso, o jogador deverá identificar as palavras alteradas/erradas e apenas ligar as partes do robô que não estiverem danificadas.

O jogo conta com mais de 160 palavras em diversas categorias, com um Ranking no Portal do LudoEducativo e também possui uma versão para Android.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

Além da FAPESP, o CDMF recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Conheça mais jogos do grupo no site:

http://portal.ludoeducativo.com.br

Publicação na GooglePlay:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ludoeducativo.alfabetaheroi