Notícia

Refrescante

Jogo desenvolvido no Porto Digital é escolhido melhor game educativo em competição nacional

Publicado em 24 outubro 2012

Todos os anos a maior feira de jogos digitais da América Latina, a Brasil Game Show, aponta quais são os melhores games nacionais de diversas áreas. Em 2012, o vencedor nas categorias Educação e Games for Change foi a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE), projeto especial da Secretaria do Estado de Pernambuco, idealizado pela empresa JoyStreet, embarcada no Porto Digital, parque tecnológico recifense. A premiação, que ocorreu no último dia 11 de outubro, também tinha como concorrentes dois projetos apoiados pela Fapesp e pelo CNPq – Contra a Dengue e Ludo Pri meiros Passos.

A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é uma plataforma lúdica criada para estimular os processos de aprendizagem entre alunos e professores dos ensinos fundamental e médio. A OjE funciona como uma rede social com jogos digitais e atividades que desafiam os alunos a cumprirem etapas de uma aventura de “role playing game” (RPG), desenhada para enfatizar habilidades cognitivas e colaborativas. Além do jogo RPG, fazem parte do roteiro do game jogos casuais, enigmas inspirados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), “wikigames” e jogos de realidade alternativa (ARG).

“A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é o melhor projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com aplicação em educação no Brasil desenvolvida nos últimos tempos”, confirma Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, polo tecnológico que abriga a JoyStreet, empresa criadora do game. A JoyStreet, encabeçada por Fred Vasconcelos, é uma das empresas de jogos digitais do parque, que também conta com a iCare e a Playfull Games.

Com o uso da OjE, os alunos aprendem a usar o ambiente da internet para fins educativos, além de serem incentivados a colaborarem entre si e a trabalharem em grupo. Assim, alcança-se a principal finalidade do game, que é promover processos de aprendizagem por meio do diálogo e da diversão. Os jogos vão estimular a aprendizagem periférica, chamando a atenção para assuntos dos diversos conteúdos disciplinares.

A plataforma é usada como base para competições anuais de alunos da rede estadual pernambucana. Os alunos são convidados a formarem grupos, os quais, com a ajuda de um professor, respondem a desafios. Os estudantes que se saem melhor nas competições ganham prêmios virtuais e reais.

Mais informações em:

www.joystreet.com.br

(81) 3224-0234

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Empresa: Porto Digital

Site: www.portodigital.org/

Trama Comunicação – Tel: (11) 5080-9100 – www.tramaweb.com.br – Twitter: @trama

Jornalistas responsáveis

Assistente de Atendimento: Vanessa Sallas – vanessa_sallas@tramaweb.com.br – (11) 5080-9118

Executiva de Atendimento: Camila Verbisck – camila_verbisck@tramaweb.com.br – (11) 5080-9113

Gerente de Atendimento: Ana Paula – ana_paula@tramaweb.com.br – (11) 5080.9114

Diretora de Atendimento: Leila Gasparindo – leilag@tramaweb.com.br

Sobre a Trama

Há 17 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.