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Jogo aproxima cultura indígena das crianças (1 notícias)

Publicado em 28 de setembro de 2021

Por Paulo Capuzzo

Glauco Arbix trata em sua coluna de um jogo digital, criado por professores da Universidade Federal de São Carlos, a partir de relatos sobre mitos e narrativas da cultura indígena

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Em sua coluna desta semana, o professor Glauco Arbix fala de um jogo tornado possível graças à tecnologia digital e também ao relato As Araras e seu Ninho, recolhido pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss em seu livro O Cru e o Cozido, no qual se propõe a estudar os vários mitos indígenas do continente americano. A partir daí, a professora Maria Cintra Martins, da Universidade Federal de São Carlos, realizou um trabalho sério de pesquisa, segundo o professor Glauco Arbix, o que resultou num jogo para ser utilizado no meio digital. Tudo isso a partir da cultura dos bororos, povos indígenas do Brasil.

“As crianças entre 5 e 10 anos, esse é o público preferencial, vão poder aprender o que é um xamã, como eles se transformavam em jaguar, e também vão poder entrar em contato com peixes que antes andavam na terra”, diz o colunista, ao falar sobre esse mito de origem básica, fundamental por se tratar da conquista do fogo pelos indígenas. O projeto, sublinha ele, foi levado a cabo com a ajuda da Fapesp e deverá estar disponível a partir de outubro, no site do grupo de pesquisa Leetro da Universidade Federal de São Carlos.

Observatório da Inovação

A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.