Notícia

A Gazeta (ES)

Jeito fácil de montar uma página na Web

Publicado em 29 novembro 2005

Por Sérgio Salustiano

Para quem deseja montar um site na grande rede e busca fazer um investimento inicial baixo, a empresa capixaba FiveCom lança no mercado mais uma ferramenta de construção de sites. O Webfácil foi lançado com a dura missão de concorrer com outras ferramentas do mesmo porte, e que já se consolidaram no ciberespaço.
O foco dos potenciais usuários são pequenos empresários, profissionais liberais e pessoas que buscam uma solução "pronta". O poduto tem como atrativo os mais de três mil modelos de site, divididos em diversas categorias.
Com todas essas facilidades, o construtor de sites já mostrou que o mercado é promissor. Segundo o gerente de novos negócios, Eustáquio Martins, em menos de três semanas a ferramenta já tem na carteira mais de 100 clientes.
Entre as funcionalidades, a ferramenta chama a atenção mais pela familiaridade com os editores por oferecer uma construção mais fácil que os seus concorrentes. Ele praticamente mostra quais são os itens necessários na página. Mas, o WebFácil oferece apenas 25 megabytes de espaço.
Os recursos também são similares aos dos concorrentes como gerenciamento de conteúdos, janela de edição em formato parecida com os editores de texto, uploads de arquivos, tutorial de ajuda e possibilidade de alterar o site sempre que necessário.
Construindo o site. Depois de escolher o nome do domínio e se ele vai ser cadastrado na Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) ou vai estar com domínio atrelado à empresa (www.seudominio.webfacil.com.br), basta seguir na construção da página. Para os que acreditam ser um bicho de sete cabeças, o tutorial auxilia com as dúvidas mais comuns.
Quem não ficar satisfeito com o resultado final pode mudar quantas vezes quiser, até achar o padrão ideal para o site. Quando estiver finalizado, na parte do template é apresentada uma janela auto-explicativa para que o usuário possa inserir os conteúdos.
Depois de tudo pronto, basta clicar no botão "Salvar meu site" e esperar. Se o domínio estiver liberado, o site estará no ar em até 48 horas, no máximo.

Saiba mais
WebFácil para iniciantes
Menu. A ferramenta mostra as principais opções de menus, o que facilita a construção para iniciantes;
Modelos. Tem mais de 3 mil modelos de sites e dividido segundo as mesmas categorias da Fapesp.
Diagramação. Possui 18 opções de diagramação;
Domínio. Oferece a possibilidade de registro de domínio na Fapesp;
Espaço. Não tem limites de páginas, desde que não ultrapasse o espaço de 25mb.
Serviço: Quem quiser conhecer o programa, a empresa disponibiliza um período de 15 dias de teste. A taxa mensal é de R$ 29,99. O site oficial é: www.webfacil.com.br