Notícia

Jaraguá SP

Jaraguá nas universidades: 48 trabalhos acadêmicos sobre aspectos do distrito

Publicado em 18 setembro 2018

Por Marinaldo Gomes Pedrosa

Desde que comecei a publicar matérias sobre o distrito Jaraguá (São Paulo) em 2016 aqui no Jaraguá SP Post, tenho sido procurado por dezenas de pesquisadores que vêm me pedir referências para seus trabalhos científicos. Foi isso o que me motivou a escrever este post.

Então, agora que ficou pronto, espero que este post atenda às expectativas desse público e, mais do que isso, que aqueles que são os pesquisadores do presente e os que o serão no futuro enviem os seus artigos para que estes sejam aqui incluídos.

Como se pode perceber, eu dividi os trabalhos acadêmicos por área do conhecimento para facilitar a procura. Cada área do conhecimento tem uma imagem na abertura seguida de diversos artigos logo abaixo.

Para ter acesso aos documentos mais extensos você deve clicar nos títulos em vermelho. Alguns trabalhos estão disponíveis na íntegra e podem ser baixados em arquivo PDF. Outros, porém, requerem a realização de cadastro em sites como o Scribd para serem acessados.

Como a web é dinâmica, alguns dos links a seguir poderão eventualmente falhar, posto que os sites onde eles se encontram poderão realizar mudanças sem aviso prévio ou simplesmente serem desativados.

Dessa forma, caso você leitor ou leitora constate algum link quebrado (com falhas), ou caso tenha conhecimento de algum trabalho acadêmico ou artigo científico sobre o Jaraguá que não tenha sido mencionado nesta lista, avise-me para que eu possa encontrar o trabalho na web, incluir aqui seu link e, assim, facilitar os estudos de outros pesquisadores.

Enfim, segue a lista. Bom proveito!

GEOMORFOLOGIA

Notas sobre a geomorfologia do Jaraguá e vizinhanças (1948):

"Notas sobre a geomorfologia do Jaraguá e vizinhanças" foi o primeiro trabalho científico da carreira do renomado geógrafo-geomorfologista da Universidade de São Paulo (USP), Aziz Ab'Saber (1924-2012). Neste estudo publicado em 1948 no Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Ab'Saber descreve a sucessão de paisagens e formas do relevo local. Acesse o post "Aziz Ab'Saber no Jaraguá: o homem que conhecia o solo brasileiro como as linhas da própria mão" e saiba mais.

GEOLOGIA

Geologia da Região do Jaraguá, S.P. (1961):

Neste estudo, os pesquisadores Umberto G. Cordani, Antonio C. R. Campos e André Davino analisam os meta-sedimentos e relações geológicas da série pré-cambriana de São Roque, a partir da região do Jaraguá, em São Paulo.

Reconhecimento geológico da região de Perus (1980):

Dissertação de mestrado de Paulino Eduardo Fernandes Pinto Coelho apresentada ao Instituto de Geociências da universidade de São Paulo em 1980. O autor analisa anomalias radiométricas primárias e sua relação com os minerais uraníferos secundários da referida região do título. Ele também estuda a área de uma pedreira abandonada da Conspedra, próxima à Estrada do Corredor, no Jaraguá, a qual é atualmente denominada pelos moradores locais como "Pedra da Baleia".

Análise estrutural do Grupo São Roque na faixa entre o Pico do Jaraguá e a Serra dos Cristais, SP (1984):

Tese de doutorado de Celso Dal Ré Carneiro apresentada ao Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em 1984. Carneiro realiza uma análise estrutural de uma faixa de 376 Km² entre o Pico do Jaraguá e a Serra dos Cristais (localizada na cidade de Jundiaí). Com isso, ele visava viabilizar a reconstituição de fases de desdobramento do Grupo São Roque dos pontos de vista do estilo, fenômenos de metamorfismo e magmatismo, entre outros temas.

Metaconglomerados e rochas associadas do Grupo São Roque a norte da cidade de São Paulo, Brasil (2010):

Artigo científico de autoria dos pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Renato Henrique-Pinto e Valdecir de Assis Jonasi, publicado na Revista Brasileira de Geociências em 2010. Neste estudo, os referidos pesquisadores identificam quatro variedades petrográficas (biotita monzogranito porfirítico, monzogranito inequigranular, monzogranito

equigranular e leucogranito inequigranular) na área do Grupo São Roque. As pesquisas concentraram-se no Morro Doce e regiões adjacentes como o Pico do Jaraguá, por exemplo.

Cavas históricas de ouro do Jaraguá: o que resta para preservar (2011)?

Artigo de autoria do pesquisador da Unicamp, Dr. Celso Dal Ré Carneiro, em parceria com o geólogo da Prefeitura de São Paulo, Luis Fernando dos Santos e com o Dr. José Reynaldo Bastos da Silva publicado em 2011 na Revista Brasileira de Geociências. Os autores investigam a integridade (para fins de preservação) das cavas "Faldas do Morro do Quebra-Pé", "Jardim Britânia", "Morro Doce" e "Parque Nova Anhanguera", nas proximidades do Pico do Jaraguá.

CARTOGRAFIA

O estudo do meio como instrumento de ensino de Geografia: desvendando o Pico do Jaraguá para deficientes visuais (2001):

Trabalho de Mestrado em Geografia Física da pesquisadora e professora de Geografia, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena, para o Departamento de Geografia FFLCH-USP. Ela aborda a importância da Cartografia Tátil no ensino de Geografia com trabalhos de campo realizados no Pico do Jaraguá (1.135m).

Geotecnologias no mapeamento da aldeia Tekoa Pyau - São Paulo/SP e seu entorno: experiências de aplicação de técnicas cartográficas e sistemas digitais em ações de parceria com jovens indígenas (2008):

Dissertação de mestrado de Márcia Pereira Cabral apresentada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista. A pesquisadora realiza o estudo cartográfico da referida aldeia, sobre o qual aborda os pontos de vista humano, físico e cultural. Ela elabora mapas topográficos e temáticos, que visam facilitar o acesso dos guaranis e visitantes ao lugar.

GEOGRAFIA FÍSICA

A questão das terras indígenas no Brasil: a presença Guarani e as alterações no espaço geográfico do Estado de São Paulo (2008):Neste documento científico, as pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista, Márcia Pereira Cabral e Maria Isabel Castreghini de Freitas, partem de um estudo realizado nas aldeias guaranis de Jaraguá, São Paulo, para assim compreenderem a dinâmica do espaço indígena no estado paulista e no Brasil desde o início da colonização portuguesa até os dias atuais.

Análise da paisagem no entorno dos eixos viários: o exemplo do Rodoanel Mário Covas na RMSP (2009):

Dissertação de mestrado em Geografia Física criada por Larissa Lucciane Volpe e apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A pesquisadora analisa de que forma se dão as alterações na paisagem urbana após a instalação de um eixo viário. Ela estuda sobretudo o trecho oeste do Rodoanel Mário Covas localizado entre os distritos de Jaraguá e Perus.

Pressão urbana e conectividade da paisagem no entorno dos parque estaduais de Itapetinga, Itaberaba, Cantareira, Juquery e Jaraguá na região metropolitana de São Paulo (2014):

Dissertação criada por Tadeu da Costa Gaspareto para obtenção do título de mestre em Ciências. O texto foi apresentado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O pesquisador usou softwares de informações geográficas para a realização de estudos de Ecologia da Paisagem no entorno de diferentes parques de São Paulo, incluindo aí o Parque Estadual do Jaraguá.

Estudo da pedofauna como bioindicadora da qualidade de solos em fragmentos florestais urbanos (2015):

Dissertação de mestrado em Geografia Física produzida por Natália Nunes Patucci e apresentada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. A pesquisadora analisa a qualidade de solos de fragmentos florestais urbanos na cidade de São Paulo, especificamente nos parques Cientec, Cantareira e Jaraguá, por meio do uso de espécies de minhocas como bioindicadoras.

GEOGRAFIA HUMANA

Os loteamentos clandestinos no distrito Jaraguá (SP): moradia e especulação (2006):

Dissertação de mestrado em Geografia Humana apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo por Sandra de Castro Pereira em 2006. A pesquisadora analisa o distrito Jaraguá com a finalidade de explicar como a lógica capitalista caracterizada pela especulação imobiliária e fortalecida pelo déficit habitacional influencia o surgimento de loteamentos clandestinos nas regiões periféricas de São Paulo. Leia também: "Bairro Jaraguá tem m² mais barato de São Paulo, indica plataforma imobiliária".

A luta Guarani pela terra na metrópole paulistana: contradições entre a propriedade privada capitalista e a apropriação indígena (2016):

Tese de doutorado de Camila Salles de Faria apresentada no contexto do curso de Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2016. A autora analisa as lógicas da ocupação capitalista pautada na mercadoria, lucro e acumulação de riquezas e a da ocupação indígena Guarani alicerçada na apropriação e uso comunitário da terra. Para tanto, ela estuda as aldeias da Terra Indígena Jaraguá e de outras localidades de São Paulo.

HISTÓRIA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Uma história para os moradores do bairro de Taipas: autoconstrução, associação e sobre o futuro (2016):

Neste artigo da pesquisadora Tathiana Madja de Souza do Departamento de História da Universidade de São Paulo aborda-se a ocupação periférica de Taipas, no distrito Jaraguá, a partir dos anos 1980. O texto é uma "sequência didática", com exercícios para realização em sala de aula.

Lutas sociais, associativismo e redemocratização na periferia noroeste de São Paulo: Jaraguá, 1983-1988 (2017):

Dissertação de mestrado em História defendida na Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo historiador e fundador do Coletivo Salve Kebrada, Rodrigo Gonçalves Benevenuto, em 2017. O texto aponta aspectos da formação de classe via articulações e protestos ocorridos no Jaraguá nos anos 1980. Leia o post "Historiador conclui mestrado na FGV com dissertação sobre o distrito Jaraguá" e fique por dentro! Leia também "Historiador aponta 7 caminhos para os jaraguenses lutarem por uma Prefeitura Regional".

EDUCAÇÃO

Imagem - Gráfico incluso na dissertação de Waldete Tristão. Fonte: Cepid/Fapesp/CEM

Trajetórias de mulheres negras na educação de crianças pequenas no Distrito Jaraguá em São Paulo: processos diferenciados de formação e de introdução no mercado de trabalho (2006):

Dissertação de mestrado em Educação desenvolvida por Waldete Tristão Farias Oliveira e apresentada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O estudo visa elencar a trajetória profissional de educadoras que atuam em creches dos distrito Jaraguá e a partir disso compreender como as creches se transformaram em mercado de trabalho para mulheres negras.

A implantação de um sistema de interpretação da natureza em trilhas do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo-SP (2008):

Artigo apresentado no IV Simpósio de Áreas Protegidas em 2008 por Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla, Camila da Silva Nunes, Gláucia Cortez Ramos de Paula e Victor Gregorato. Os pesquisadores levam em conta que os parques estaduais são áreas que permitem a realização de atividades de educação, recreação, turismo ecológico e interpretação ambiental e a partir disso elaboram um sistema de interpretação da natureza para as trilhas do Parque Estadual do Jaraguá.

Educação escolar indígena guarani: a Escola Estadual Indígena Djekupé Amba Arandu (São Paulo - SP) e seus desafios para a construção de uma escola indígena de caráter diferenciado (2010):

Nesta dissertação de mestrado apresentada à banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como exigência parcial para obtenção do título de mestre em Educação: História, Política e Sociedade, a pesquisadora Aline Alcântara Valetini investiga a referida escola guarani localizada na Terra Indígena Jaraguá tendo em vista as discussões em torno de uma educação diferenciada para os índios.

O Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) da aldeia Tekoa Pyau (Jaraguá - São Paulo / SP): a cultura Guarani na escola de educação infantil e a atuação dos educadores indígenas (2016):

Dissertação de mestrado na área de Educação produzida por Chirley Maria de Souza Almeida Santos e apresentada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A autora analisa o trabalho de alguns educadores do referido Ceci localizado no Jaraguá, bem como o impacto da escola (uma instituição que não faz parte da cultura Guarani), sobre as crianças indígenas.

ARQUITETURA, URBANISMO, PAISAGEM E AMBIENTE

Convênio escolar: utopia construída (2007):

Dissertação de mestrado de Ivanir Reis Neves Abreu apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2007. Neste documento científico é analisado um conjunto de escolas construídas entre os anos 1949 e 1953 na capital paulista, quando vigorou o 2º Convênio Escolar. Dentre essas escolas está a Isabel Vieira de Serpa e Paiva, que foi a primeira a ser construída no distrito Jaraguá, tendo sido fundada em 1953. Acesse e leia também o post "Escola Isabel Vieira: ex-alunos se reúnem para relembrar histórias dos anos 1950, 1960 e 1970" para conhecer mais.

Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo (2007):

Ensaio produzido pelos doutores Eugenio Fernandes e Catharina Lima e pelo mestre Paulo Cássio Gonçalves da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e publicado na revista Paisagem e Ambiente em 2007. Os pesquisadores abordam a participação da população na construção do espaço urbano. Eles usam como exemplo o projeto participativo de paisagismo de uma área do Conjunto City Jaraguá, próximo ao Parque Pinheirinho D'Água.

Uma narrativa histórica e geográfica de paisagem da porção noroeste da metrópole de São Paulo: uma contribuição à educação (2017):

Dissertação de mestrado de Ana Cristina Valcarcel Vellardi apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2017. A autora realiza uma experiência de narrativa histórica da paisagem de um pedaço da região noroeste da metrópole de São Paulo, o que inclui pontos de interesse como a Fábrica Portland Perus e também o Pico do Jaraguá, entre outros. Ela aborda ainda o chamado "Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Perus Jaraguá".

O espaço da criança: protagonismo infantil para a construção do espaço público (2017):

Artigo produzido pela pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Paula Martins Vicente, e apresentado no Seminário Internacional Infâncias Sul-Americanas em 2017. A autora questiona o fato de que os projetos arquitetônicos e urbanísticos voltados para crianças têm sido desenvolvidos sem a participação delas. A partir desse argumento ela investiga a atuação infantil na concepção da cidade. Estuda sobretudo um projeto trabalhado por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da região do Jaraguá, onde o protagonismo das crianças é colocado no centro das discussões sobre a construção de espaços públicos.

Parque Pinheirinho d'Água: a construção coletiva do espaço público (2017):

Artigo de autoria das pesquisadoras da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Paula Martins Vicente e Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima, publicado nos anais "Desenvolvimento, crise e resistência: quais os caminhos do planejamento urbano e regional" do "Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional". As autoras expõem como estudantes e moradores se mobilizaram para a construção do Parque Pinheirinho D'Água, no distrito Jaraguá.

GEOFÍSICA ESPACIAL

Estudo das descargas de retorno e componentes M e sua detecção por sistemas de localização de relâmpagos (2015):

Dissertação de mestrado em Geofísica Espacial / Ciências do Ambiente Solar-Terrestre produzida por Amanda Romão de Paiva e apresentada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos. A autora investiga quais pulsos (componentes M e/ou descargas de retorno subsequentes) de relâmpagos ascendentes (de baixo para cima) são detectados por redes de detecção. O Pico do Jaraguá foi um dos locais estudados por Amanda para este trabalho. Sobre descargas elétricas ascendentes, leia também os posts "Pico do Jaraguá tem a maior média mundial de raios invertidos" e "No Jaraguá, Inpe registra raios invertidos simultâneos pela 1ª vez na história".

Raios ascendentes e sua detecção por sistemas de localização de descargas (2014):

Projeto de iniciação científica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de autoria do pesquisador da Universidade de São Paulo, Halph Macedo Fraulob. O texto aborda as experiências de monitoramento de raios ascendentes na cidade de São Paulo, com destaque para o Pico do Jaraguá, por meio de sensores capacitivos com sistemas de filtragem de amostragem e via captação em vídeo. Leia também "No Jaraguá, Inpe registra raios invertidos simultâneos pela 1ª vez na história do Brasil" e "Pico do Jaraguá tem a maior média mundial de raios invertidos".

ARQUEOLOGIA

Um painel da arqueologia pré-histórica no Estado de São Paulo: os sítios cerâmicos (2008):

Artigo da pesquisadora Marisa Coutinho Afonso publicado no periódico "Especiaria: cadernos de Ciências Humanas" da Universidade Estadual de Santa Cruz. O documento traz elementos para a discussão acerca das fronteiras culturais dos grupos ceramistas da pré-história do Estado de São Paulo. Em determinada parte do texto, Marisa comenta a datação e suas implicações do sítio arqueológico Jaraguá 1 (1.290 d.C) localizado no limite entre os distritos de Jaraguá e Perus. Leia também "Mais de 1.500 artefatos arqueológicos do bairro Jaraguá estão disponíveis para pesquisa em instituição de Jacareí" e saiba mais sobre os sítios arqueológicos locais.

ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

Melhoria na qualidade da terceirização de produtos para máquina de produzir papel (2006):

Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Administração Industrial produzida por Nivaldo Luiz Tafarello e apresentada à banca de examinadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2006. O autor propõe um programa de melhoria da qualidade de produtos desenvolvidos por empresas terceirizadas da Voith Paper Máquinas e Equipamentos Ltda. Ele comenta sobre a Voith no Brasil e sobre sua fábrica localizada em Jaraguá, São Paulo. Leia também em "Do Jaraguá para Itaipu: como a Voith e a Irga ajudaram a iluminar o Brasil" mais uma história sobre essa multinacional.

CIÊNCIAS SOCIAIS

Tekoa Pyau: uma aldeia Guarani na metrópole (2007):

Dissertação de mestrado em Ciências Sociais de autoria de Aline Villela de Mello apresentada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisadora analisa a origem e o desenvolvimento da aldeia Pyau localizada na Terra Indígena Jaraguá. Ela verifica como os guaranis se reinseriram no espaço geográfico e o culturalizaram e estuda como os índios vivem em meio ao urbanismo, entre outros temas.

Faz-se o caminho caminhando; reflexões sobre educação indígena (2009):

Dissertação de mestrado em Ciências Sociais produzida por Maria Eloísa Mota e apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Capes na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2009. A autora descreve como se estabelece a criação de uma escola diferenciada para os povos indígenas. Para tanto, ela encontra-se com lideranças de várias aldeias, incluindo a Tekoa Pyau, em Jaraguá.

As influências culturais do Panela Problema F.C. no bairro da Vila Aurora (2017):

Trabalho de Conclusão de Curso de Gabriel Barros da Silva para fins de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Nove de Julho. Ao analisar o time "Panela Problema" da Vila Aurora, distrito Jaraguá, o pesquisador retrata o valor do futebol de várzea na constituição de laços de amizade entre figuras díspares da comunidade, tais como torcedores fanáticos de Palmeiras e Corinthians, por exemplo. Leia também "Time de várzea do Jaraguá é tema de TCC na Universidade Nove de Julho" e fique por dentro.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Relevância da diversidade geológica do Parque Estadual do Jaraguá para as atividades de ensino e divulgação das Ciências da Terra (2009):

Monografia de Lucélia Aparecida Letta apresentada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo para fins de graduação em Ciências da Natureza. Com este trabalho, a autora visa sintetizar a importância dos elementos geológicos presentes no Parque Estadual do Jaraguá, tendo em vista a preservação destes. Leia também "Entrevista: cientista da natureza formada pela USP revela do que é feito o Pico do Jaraguá" e saiba mais.

TURISMO

Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em unidades de conservação: estudo de caso do Parque Estadual do Jaraguá (2011):

Trabalho de Conclusão de Curso de autoria de Erica Mayumi Moriwaki apresentado à Universidade Federal de São Carlos para obtenção de título de bacharel em Turismo. A pesquisadora expõe a importância de se contar com uma boa infraestrutura para os turistas nas Unidades de Conservação. Ela analisa a qualidade da infraestrutura voltada às pessoas com deficiência visual no Parque Estadual do Jaraguá e sugere adaptações que facilitam a visitação do público nesse tipo de lugar. Leia também: "Há barulho na Trilha do Silêncio".

Novos arranjos espaciais da oferta turística associados às unidades de conservação presentes em espaços metropolitanos (2013):

Artigo de autoria de Reinaldo Miranda de Sá Teles e Sílvia Maria Bellato Nogueira apresentado no V Congresso Latino-americano de Investigação Turística em 2013. Os pesquisadores analisam os espaços metropolitanos e a expansão metropolitana em torno da Unidade de Conservação do Parque Estadual do Jaraguá localizado na cidade de São Paulo.

Implantação de Estrada Parque, Parque Estadual Jaraguá, análise da percepção e expectativa do público visitante (2017):

Trabalho de autoria do pesquisador do Instituto Florestal, Osenilton Pereira, apresentado no II Seminário de Pesquisas do Parque Estadual do Jaraguá (PEJ). O autor analisa como os turistas usam atualmente o trecho interno ao PEJ da Estrada Turística do Jaraguá e propõe a instalação de uma "estrada parque" no local. Leia também "História da Estrada Turística do Jaraguá: a aventura continua".

Churrasqueiras em Unidades de Conservação: estudo de caso do Parque Estadual Jaraguá (2018):

Trabalho de autoria do estudante de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Maurício Brito, apresentado no III Seminário de Pesquisas do Parque Estadual do Jaraguá. O autor analisa o comportamento dos turistas em relação ao uso das churrasqueiras do referido parque e também o impacto desse uso ao Ambiente.

BIOCIÊNCIAS

Uso de macroinvertebrados bentônicos na avaliação do impacto antropogênico às nascentes do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo, SP (2007):

Dissertação de mestrado em Ciências criada por Silvana Aparecida Rinaldi e apresentada ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. O texto aborda a estrutura da comunidade de organismos macroinvertebrados bentônicos nas nascentes do Parque Estadual do Jaraguá e o uso destes como bioindicadores da qualidade ambiental.

MEDICINA

Estratégia administrativa para atendimento oftalmológico do paciente do Sistema Único de Saúde na cidade de São Paulo nos bairros de Anhanguera, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Jaraguá, Perus, Pirituba, Limão e São Domingos (2004):

Dissertação de mestrado produzida por Fernanda Lapietra de Carvalho e apresentada na Universidade Federal de São Paulo em 2004. A autora desvenda o funcionamento do atendimento oftalmológico realizado pelo Sistema Único de Saúde em várias regiões de São Paulo, dentre as quais o distrito Jaraguá.

METEOROLOGIA

Análise espaço-temporal da concentração de ozônio na região norte da cidade de São Paulo (2017):

Neste artigo publicado no jornal Inovae em 2017, os pesquisadores do Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas, Camila Bosco da Silva e Alexander Sérgio Evaso, analisam a evolução da incidência do gás ozônio na estratosfera nos períodos de verão e inverno nos anos 2013 a 2015, a partir de dados obtidos em postos de monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro de Gerenciamento de Emergência e Instituto Nacional de Meteorologia, dentre os quais um posto do Pico do Jaraguá.

ECOLOGIA APLICADA

Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola (2018):

Tese de doutorado na área de Ciências / Ecologia de autoria de Maria Luísa Bonazzi Palmieri apresentada no Centro de Energia Nuclear da Agricultura da Escola Superior de Agricultura "Luiz Queiroz" pertencente à Universidade de São Paulo. A autora escreve sobre a importância das visitas escolares às áreas protegidas e tenta compreender como esses momentos contribuem para a escola como um todo. Neste contexto, uma das áreas estudadas foi a do Parque Estadual do Jaraguá.

ZOOLOGIA

The urban primate: understanding the interactions betweenvisitors and wild primates at the ‘Parque Estadual do Jaraguá’(Jaraguá State Park), São Paulo, Brazil.’ (2013):

Dissertação de mestrado em Conservação de Primatas produzida por Flávia Borrelli Bannister e apresentada na Oxford Brookes University em 2013. Flávia analisa a interação entre macacos e pessoas no Parque Estadual do Jaraguá.

Revisão taxonômica e análise filogenética das aranhas de tocas dos gêneros Rachias Simon, 1892 (Araneae, Nemesiidae) (2018):

Trabalho de autoria do pesquisador do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan de São Paulo, e do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, Rafael Prezzi Indicatti, apresentado no III Seminário de Pesquisas do Parque Estadual do Jaraguá. O autor analisa o comportamento de aranhas de toca de diversos lugares, dentre os quais as do referido parque.

BOTÂNICA

Florística e aspectos fitogeográficos dos "campos" do Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo, Brasil (2016):

Trabalho de autoria dos pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Kyoshi Beraldo, Virgínia Gaiba França e José Rubens Pirani, e do pesquisador da Embrapa, Gustavo Heiden, publicado no Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo. O texto aborda a formação campestre vulnerável à perturbação antrópica localizada entre 905 m e 1.125 m de altitude no Pico do Jaraguá.

PSICOLOGIA

Mitos e crenças sobre altas habilidades ou superdotação entre professores de uma escola da DRE Pirituba/Jaraguá (2017):

Artigo desenvolvido pelo especialista em Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Paulo, Gregorio Paoli Conrado Sabbag, e pela doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista, Denise Rocha Belfort Arantes-Brero. Os autores investigam como pensam os professores de uma escola da DRE Pirituba/Jaraguá acerca dos alunos com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD).

JORNALISMO

Nhandereko: pelo direito à terra (2014):

Documentário resultante de Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo de Alexandre Maciel apresentado na Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O autor procura fazer com que o expectador reflita sobre a necessidade de demarcação das terras ocupadas pelos guaranis no distrito Jaraguá.

Tekoa Pyau: o guarani urbano (2014):

Documentário na área de Jornalismo produzido por Merelyn Cerqueira, Gustavo Teixeira, Thaís Soares, Júlia Moretto, Nathalia Cirillo, Fernando Morales, João Esteves, Pedro Lacerda, Flávio Oliveira e Holyver, e apresentado na Universidade Anhembi Morumbi. Os estudantes abordam a relação entre a cultura guarani e a metrópole de São Paulo.

Atrás da pedra: resistência tekoa Guarani (2015):

Documentário resultante de um Trabalho de Conclusão de Curso na área de Jornalismo de autoria de Thiago Carvalho Wera'i, Guilherme Queiroz e Taís Oliveira apresentado na Universidade Paulista. Os autores expõem a luta dos guaranis do Jaraguá pelo direito à terra. Leia também: "Entrevista: Thiago Carvalho revela como produziu os documentários "Ribeirão das Lavras" e "Atrás da Pedra"".