Notícia

A Voz das Cidades

JALESENSE PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL EM BRASÍLIA (1 notícias)

Publicado em 19 de julho de 2019

Andreia Carla Lopes Aredes, moradora de Jales, está participando do XVI Congresso Internacional da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada, que acontece esta semana, de 15 a 19 de julho, na Universidade de Brasília (UnB). Andreia Aredes é aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis, instituição na qual estuda desde sua graduação, e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES/001)

Segundo a programação do evento, Andreia Aredes apresenta no dia de hoje alguns resultados de sua pesquisa de doutorado, com o título “Entre textos e paratextos: um estudo dos prefácios de Paulo Rónai para obras da literatura brasileira”, com o objetivo principal de analisar os prefácios como um espaço relevante na crítica literária de Paulo Rónai (1907-1992), intelectual húngaro que chegou ao Brasil em 1941 como exilado judeu durante a Segunda Guerra Mundial e que contribuiu de maneira decisiva com a cultura letrada

Brasileira, principalmente por meio de seus trabalhos de tradução e crítica literária.

Vale dizer que a pesquisadora tem a produção intelectual de Paulo Rónai como o foco de seus trabalhos desde o primeiro ano de sua graduação em Letras (2000), tendo sido contemplada com bolsas de pesquisas do CNPq, da FAPESP e da CAPES. No seu último ano de graduação, em 2003, Andreia Aredes recebeu Menção Honrosa da Universidade Estadual Paulista (UNESP) como reconhecimento de sua pesquisa de iniciação científica – a segunda melhor da área de Humanas naquele ano -, em que estudava os textos publicados por Paulo Rónai durante os dezoito anos de circulação do “Suplemento Literário” (1956-1974) do jornal paulistano O Estado de S. Paulo.

Nascida em Jales, Andreia Aredes sempre estudou em escolas públicas: E. E. Juvenal Giraldelli, E. E. Profa. Onélia Fagioni Moreira e fez o ensino médio no CEFAM – Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Sob orientação de alguns professores, decidiu prestar o vestibular para Letras para “ver como era”. Deu certo! Foi aprovada no vestibular e continua seus estudos até hoje na UNESP/Assis.