Notícia

Agência Sebrae de Notícias

IV Congresso Internacional Brasil Competitivo começa nesta quinta

Publicado em 05 julho 2006

Brasília - Inovação como fator de competitividade será o tema de destaque da 4ª edição do Congresso Internacional Brasil Competitivo. O evento, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), será realizado nesta quinta-feira (6), a partir das 8h30, no Complexo Blue Tree Alvorada, em Brasília (DF). Entre os conferencistas internacionais, já está confirmada a presença do presidente eleito da American Society for Quality (ASQ) e diretor corporativo de qualidade da Joint Venture da GM na China, Ronald D. Atkinson; e do vice-presidente para a América Latina da Nasdaq, Jeffrey Singer.
Também participarão do debate na ocasião o presidente do Grupo Gerdau e presidente fundador do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter; o presidente do Conselho Superior do MBC, Carlos Augusto Salles, o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique Brito Cruz; o assessor do presidente da Petrobras, Irani Varella, o diretor-técnico no Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza; e o diretor da Odebrecht, José de Freitas Mascarenhas.
Durante o evento, será realizado um painel sobre Inovação como fator de competitividade do País - Iniciativa Nacional de Inovação, com a participação de Jorge Gerdau Johannnpeter; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Alessandro Teixeira; da presidente do Council of Competitiveness, Deborah L. Wince-Smith; e da presidente da ThirdAge Inc., Sharon P. Whiteley.

Inovação no Brasil
Trabalho realizado pelo Banco Mundial sobre inovação mostra que o desempenho do Brasil em resultados de inovação está aquém do esperado e isso se aplica tanto a patentes comerciais como a publicações científicas. Suas patentes e publicações ficam abaixo da média dos países com economias semelhantes. Este fraco desempenho em inovação deve-se parcialmente ao esforço insuficiente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O mesmo estudo indica que o Brasil também apresenta ineficiências em seu Sistema Nacional de Inovação (SNI), as quais se refletem em uma baixa taxa de transformação de P&D em aplicações comerciais.
Os pesquisadores acreditam que as ineficiências podem ser explicadas, em parte, pela fraca colaboração entre empresas privadas, pesquisadores de universidades e a qualidade das instituições de pesquisa, além da aparente falta de escolaridade no País, o que impede o Brasil de obter, plenamente, vantagem de seus esforços de inovação. Dada a importância da questão para o desenvolvimento econômico e social do País, o IV Congresso Internacional Brasil Competitivo busca trazer o tema inovação para o campo do debate.

Palestrantes do Congresso Internacional
Entre os palestrantes do evento, está Carlos Henrique Brito Cruz, graduado em Engenharia de Eletrônica no ITA, mestre em Ciências e Doutor em Ciências, no Instituto de Física 'Gleb Wataghin', da Unicamp. Desde 2000 é membro da Academia Brasileira de Ciências. Já foi presidente da Fapesp de 1996 a 2002 e Reitor da Unicamp de 2002 a 2005. Desde abril de 2005 é diretor científico da Fapesp.
Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau e coordenador da Ação Empresarial, movimento que busca a execução de reformas estruturais necessárias para o crescimento brasileiro, também participará do evento. Lidera o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP); é presidente-fundador e integra o Movimento Brasil Competitivo (MBC), além de integrar o Conselho da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Outro palestrante, Carlos Augusto Salles, é integrante do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade, diretor da Câmara Americana do Rio de Janeiro, membro do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Foi diretor da Casa da Moeda do Brasil e, por 10 anos, presidente da Xerox do Brasil. Atualmente, atua como consultor de empresas e preside a Tormes Consultoria Empresarial.
Ronald D. Atkinson é membro sênior da ASQ e já participou de inúmeros Comitês da instituição. É conselheiro diretor da ASQ há quatro anos e atual presidente. É certificado pela ASQ em: 6 Sigma Black Belt, Engenheiro da Qualidade, Auditor e Gerente da Qualidade. Trabalhou para a GM por mais de 32 anos. Atualmente, é diretor corporativo da Qualidade da Joint Venture da GM na China. Foi professor em disciplinas relacionadas à qualidade em instituições educacionais nos Estados Unidos.
Irani Varella formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1974. Ingressou na Petrobras em 1976, quando fez o curso de especialização em Engenharia de Petróleo. Foi superintendente de Produção da Região de Produção na Bacia de Campos, superintendente da Fábrica de Lubrificantes da BR Distribuidora, gerente-geral de Produção da Exploração e Produção — E&P, e superintendente-geral do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes). Atualmente exerce o cargo de assessor do presidente da Petrobras.
Também participa do evento Alessandro Teixeira, doutor em Competitividade Tecnológica e Industrial pela Universidade de Sussex, Inglaterra, e mestre em Economia da América Latina pela Universidade de São Paulo. Foi coordenador do grupo de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do governo federal. Foi membro da equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva na área de Desenvolvimento, Comércio Exterior e Turismo. Preside a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Luiz Carlos Barboza, diretor-técnico do Sebrae Nacional desde 2003, é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, em 1978, e pós-graduado em MBA-Executivo, pela COPPEAD - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Jeffrey H. Singer é vice-presidente da Região Leste da Nasdaq Mercado de Valores, Inc. Possui MBA na Escola de Negócios de Havard e é formado em Finanças Internacionais pela Brigham Young University. Foi diretor presidente da 4R Systems e Gerente Geral da Unidade de Negócios para Material de Calçados da SAP Estados Unidos. Integra o conselho do The Executive Council de Nova York e BYU Investment Council.
Sharon P. Whiteley é presidente da ThirdAge Inc; foi presidente do Contempo Colours, uma empresa manufatureira. Detentora de inúmeros prêmios de negócio e liderança, foi a primeira entre 15 mulheres a receber a premiação regional do Empreendedor do Ano patrocinado pela Ernest Young. Faz parte do Conselho Diretor do 'Comitê dos 200' e é membro e ex-diretora da Organização Mundial de Presidentes.
Deborah L. Wince-Smith é presidente do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos; foi secretária assistente para Política Tecnológica do Departamento de Comércio Tecnologia e Administração, de 1989 a 1993. Durante a Administração de Ronaldo Reagan, foi diretora assistente para Assuntos Internacionais e Competitividade no Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca. É formada em arqueologia pelo Vassar College e possui mestrado pela Universidade de Cambridge.

Programação
8h30 - Abertura
9h - Painel Brasil Competitivo: Inovação como fator de competitividade nas empresas
Ronald D. Atkinson - American Society for Quality (ASQ)
Thom Bombelles - Merck & Co. Inc
Debatedores: Irani Varella — Petrobrás; José de Freitas Mascarenhas - Odebrecht S/A; Luiz Carlos Barboza - Sebrae Nacional; Joal Teitelbaum - Associação Qualidade RS
11h - Intervalo
11h30 - Palestra Nacional: Inovação Tecnológica no Brasil: empresas, universidades e a pesquisa - Carlos Brito Cruz - Ex-Reitor da Unicamp
Coordenador - Rui Otávio Bernardes de Andrade - CFA
12h30 - Intervalo
14h - Painel Brasil Competitivo - Inovação como fator de competitividade no país - Iniciativa Nacional de Inovação
Alessandro Teixeira - ABDI
Debora L. Wince-Smith - Council of Competitiveness
Debatedores: Jorge Gerdau Johannpeter — Gerdau; Carlos Augusto Salles - Xerox do Brasil; Sharon P. Whiteley -ThirdAge Inc.
16h30 - Intervalo
18h - Palestra Internacional - Jeffrey Singer— vice-presidente para a América Latina da Nasdaq
Coordenador - José Tadeu Alves - Merck, Sharp & Dohme
18h - Encerramento

Serviço:
Enfato Comunicação Empresarial — Assessoria de Imprensa do MBC - (51) 3333-7832/ 3333-9912

Agencia de Noticias Sebrae Online — 05/07/2006