Notícia

2A + Alimentos

Ital oferece bolsa de pós-doutorado em Processos Térmicos de Alimentos

Publicado em 08 janeiro 2020

Candidato deve ter graduação e doutorado em Engenharia de Alimentos ou áreas afins; inscrições estão abertas até 20 de janeiro.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), está com inscrições abertas até 20 de janeiro para uma bolsa de pós-doutorado em Processos Térmicos de Alimentos, com duração é de 24 meses e valor mensal de R$ 7.174,80 — isento de imposto de renda, sendo feita reserva técnica anual de 15% para despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Oferecida através do Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a bolsa é destinada a candidatos com graduação e doutorado em Engenharia de Alimentos e áreas afins, sendo que o doutorado deve ter sido finalizado há menos de sete anos. São exigidas também experiências comprovadas em pesquisas na área de processos térmicos de alimentos e transferência de calor e em utilização de ferramentas estatísticas para processamento e análises de dados, além de produção científica em periódicos indexados e conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação.

O candidato aprovado atuará na área de Engenharia de Processos do Centro de Tecnologia de Laticínios (EP-Tecnolat) do Ital, em Campinas, onde deverá desenvolver projeto relacionado a processos térmicos de alimentos, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com outros pesquisadores do instituto no desenvolvimento de outros projetos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento. Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no link http://ital.agricultura.sp.gov.br/oportunidades-processos-termicos .

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), um dos seis institutos que compõem a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br .