Em triste comunicado divulgado na manhã de hoje (22/10), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) - órgão vinculado a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo -, anunciou o falecimento de Expedito Tadeu Facco Silveira, renomado pesquisador do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do ITAL.
Considerado um dos pesquisadores mais ativos e produtivos do ITAL, sendo também reconhecido pelo setor de carnes por toda a sua trajetória profissional, Tadeu faleceu no dia de ontem (21/10). Seu corpo está sendo velado hoje, no Cemitério da Saudade, na cidade de Piracicaba.
Importante colaborador e amigo, a diretoria e toda a equipe da Nova Revista Frigorífico lamenta a perda deste importante profissional e envia sinceras condolências aos familiares e ITAL.
Histórico
Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ/ USP, fez mestrado em Ciência Aplicada na área de Tecnologia de Alimentos pela The University of New Wales em 1986, e doutorado em Engenharia de Alimentos na área de Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP, em 1997.
Tendo ingressado no ITAL em 1986, atuou em pesquisas envolvendo respostas fisiológicas aos fatores de estresse dos animais desde sua produção, comercialização e abate; tecnologia de abate; fatores que afetam a qualidade e quantidade de carne; avaliações instrumentais da qualidade da carne "on line"; inovações tecnológicas que garantem a vida de prateleira do produto cárneo fresco e industrializado. Além disso, oferecia assistência tecnológica e treinamento à indústria de carnes e era professor do curso de pós-graduação em tecnologia de carnes do CTC.
Agraciado pelo Governado do Estado pelos serviços prestados à agricultura paulista em 1991, também trabalhou em cooperação com o CNPq, Embrapa, Fapesp e PUCC. Produziu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas científicas, capítulos de diversos livros e mais de 70 publicações e resumos publicados em revistas populares.
Fonte: Nova Revista Frigorífico, com informações do ITAL