Notícia

Tribuna da Bahia

Itacaré na berlinda

Publicado em 20 março 2008

Apontada pelo jornal "The New York Times" como 41º melhor destino do mundo para se viajar, a cidade/praia de ltacaré, no Sul da Bahia, a cerca de 60 quilômetros de Ilhéus, vive dias dramáticos em função do modelo de turismo ali aplicado. Eu mesmo já tive oportunidade de presenciar o caos, há cerca de três anos, mas deixo com um especialista as conclusões científicas da situação.

Falo do estudo divulgado esta semana pela agência da Fundação de Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e cujo autor é o economista, mestrando em cultura e turismo da Uesc e pesquisador Elton Oliveira da Silva.

Elton concluiu que o aumento do fluxo turístico em ltacaré e a falta de planejamento da atividade turística provocaram um "desenvolvimento empobrecedor".

No estudo, que vem sendo desenvolvido há dois anos, o pesquisador faz ácidas críticas ao modelo de turismo implantado em Itacaré: "É ecologicamente predatório, economicamente concentrador, socialmente iníqüo e culturalmente alienante".

Com o gigantesco "boom" da cidade nas rotas nacionais e internacionais de turismo, ltacaré, antes quase uma prosaica vila à beira mar, passou a receber cerca de 120 mil visitantes por ano, dos quais 15% são estrangeiros. Esse vertiginoso e repentino crescimento atraíram a iniciativa privada e grandes nomes do empresariado nacional e estrelas têm negócios no município.

Para se ter uma idéia, lá será inaugurado, ainda este ano, o Warapuru, que vem a ser o primeiro hotel seis estrelas da América Latina.