Notícia

O Vale online

ITA receberá R$ 6 milhões para 16 projetos inovadores

Publicado em 28 setembro 2018

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) de São José dos Campos vai receber R$ 6 milhões para investir em 16 projetos inovadores. A verba será aplicada durante 4 anos.

A instituição foi uma das 25 de ensino superior no país vencedora do Print (Programa Institucional de Internacionalização) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do Ministério da Educação.

Segundo o ITA, o recurso será usado no plano de internacionalização do instituto. Os 16 projetos estão distribuídos em quatro áreas: Aviação Verde, Sistemas Autônomos, Mobilidade e Sustentabilidade e Espaço e Ciências. Os temas contemplam todos os programas de pós-graduação do ITA.

"Estes recursos complementarão os recursos de pesquisa que o ITA já recebe de outros órgãos de fomento, como Fapesp e CNPq, assim como de empresas nacionais e internacionais, como a Embraer e a Saab", informou o ITA.

Para o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, "esse resultado é como um reconhecimento ao trabalho estruturado que vem sendo desenvolvido pelo ITA, em parceria com os demais institutos do DCTA, como Instituto de Aeronáutica e Espaço e Instituto de Estudos Avançados".

Segundo ele, com a busca pela ampliação das parcerias internacionais, um dos programas de pós-graduação foi classificado, em 2017, com nível de excelência internacional.

"Nas outras modalidades, eram professores e pesquisadores que solicitavam bolsas diretamente à Capes. Hoje, é a instituição quem regula a distribuição das bolsas, a partir de editais internos", explica Pedro Lacava, pró-reitor de pós-graduação do ITA.