Notícia

O Vale

ITA e Unitau receberão apoio

Publicado em 26 dezembro 2010

O ITA (Instituto Tecno-lógico de Aeronáutica), sediado em São José, e a Universidade de Taubaté estão entre as instituições selecionadas para desenvolver projetos de pesquisa apoiados pela Sabesp e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

As pesquisas são nas área de economia, e engenharia civil e sanitária. Cada projeto terá financiamento por até 36 meses, segundo o acordo de cooperação firmado entre as duas instituições.

Segundo a Sabesp, as prioridades são ampliar o conhecimento sobre processos de saneamento básico e melhorar o atendimento nessa área à população do Estado.

O trabalho do ITA que foi selecionado visa desenvolver conhecimentos sobre o processo de sedimentação de partículas no processo de tratamento` de água, segundo informou Américo Sampaio, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da companhia.

A pesquisa será conduzida pelo professor Marcelo de Júlio, do departamento de Engenharia Civil da escola.

`O pesquisador já trabalha com o tema e desenvolveu estudos na Inglaterra, onde fez pós-graduação`, afirmou o executivo da Sabesp.

Na Unitau, o trabalho selecionado tem o objetivo de melhorar a pressão do processo de distribuição de água com a otimização da energia elétrica. Os estudos foram desenvolvidos por Henrique Márcio Pereira Rosa. `Ele desenvolveu um protótipo do equipamento para essa finalidade, em pequena escala. Vamos verificar- se há economia desse trabalho em escala maior`, disse Sampaio.

Acordo. Ao todo, 12 propostas foram selecionadas. Além do ITA e Unitau, USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) integram o programa.

O acordo Sabesp/Fapesp prevê investimento global de R$ 50 milhões em cinco anos. Esse é o primeiro edital de seleção de trabalhos científicos para o programa e foi lançado no ano passado.