Notícia

Jornal do Brasil online

István Jancsó, professor da USP, morreu nesta terça-feira

Publicado em 23 março 2010

De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade de São Paulo, USP, o professor István Jancsó, docente titular do Instituto de Estudos Brasileiros da universidade, morreu nesta terça-feira por causas, até então, desconhecidas.

Jancsó era coordenador-geral do Projeto Brasiliana USP, que inclui a biblioteca que está em contrução no campus do Butantã, na zona oeste de São Paulo.

O acervo será composto por livros doados pelo empresário José Mindlin. A coleção com cerca de 17 mil títulos e 40 mil volumes, formada ao longo de 80 anos pelo empresário, faz um retrato da cultura brasileira.

As pesquisas de Jancsó discutiam a problemática das estruturas nacionais e eram relacionadas ao projeto temático A formação do Estado e da nação brasileiros (1780-1850), com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O velório inciou na manhã desta terça-feira no Hospital Beneficência Portuguesa, na rua Maestro Cardim, 769, Bela Vista, região central de São Paulo. No período da tarde, seu corpo será cremado no Crematório da Vila Alpina, localizado na avenida Francisco Falconi, 437, Vila Alpina, São Paulo.

Informações sobre os motivos da morte ainda não foram divulgadas. E não há registros de internação.