Notícia

Universia Brasil

ISTPCanada e Fapesp lançam chamada conjunta de P&D

Publicado em 16 outubro 2009

Com o objetivo de apoiar projetos colaborativos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e intercâmbio para promoção de trabalho colaborativo entre pesquisadores brasileiros e canadenses em áreas de interesse mútuo, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o ISTPCanada (International Science and Technology Partnerships Canada Inc.) assinaram acordo de cooperação.

De acordo com a parceria, o ISTPCanada apoiará a parte da pesquisa desenvolvida por pesquisadores canadenses e a Fapesp apoiará aquela desenvolvida por pesquisadores do Estado de São Paulo. Por isso, é essencial que haja equilíbrio entre os participantes brasileiros e canadenses na contribuições para o projeto, além de pelo menos um participante da indústria com fins lucrativos de cada país. As propostas serão recebidas até o dia 13 de novembro.

O objetivo do programa proposto deve ser a inovação com viabilidade comercial. Ou seja, deve dar origem a um novo produto ou processo com potencial comercial a curto ou médio prazo. Os projetos podem durar até 24 meses.

A contribuição do ISTPCanada para o grupo de projeto canadense será limitado a 50% do total de custos elegíveis até o máximo de 300 mil dólares canadenses. O financiamento para propostas selecionadas de grupos de pesquisa do Estado de São Paulo segue os termos e condições da FAPESP. O que significa até 300 mil dólares canadenses para propostas submetidas por pesquisadores trabalhando em pequena empresa; ou até 50% dos custos elegíveis até o máximo de 300 mil dólares canadenses para propostas submetidas por pesquisadores acadêmicos em parceria com empresa de qualquer porte, com operações e sede no Estado de São Paulo.

Mais informações sobre a parceria podem ser obtidas no site da Fapesp, na Chamada de Propostas. Para ver o texto integral do acordo, em inglês, clique aqui.

Saiba mais sobre o ISTPCanada no site www.istpcanada.ca