Notícia

Ambientebrasil

ISS quase completa

Publicado em 10 fevereiro 2010

O ônibus espacial Enldeavour foi lançado com sucesso na madrugada de segunda-feira (8), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão STS-130, de 13 dias, tem como objetivo instalar dois novos módulos na Estação Espacial Internacional (ISS).

Após a instalação, a ISS estará, segundo a agência espacial norte-americana (Nasa), 90% completa. O restante será terminado com as quatro missões restantes do programa do ônibus espacial, que está próximo da aposentadoria - o último vôo do space shuttle está previsto para setembro deste ano.

Os dois módulos foram construídos na Europa. Na atual missão, a tripulação da Endeavour instalará o módulo Node 3 - Tranquility ("tranquilidade"), que fornecerá espaço adicional para os tripulantes da ISS e também para os sistemas de suporte à vida.

Ligado a esse módulo será instalado outro, o Cupola, que consiste em uma estação de controle robotizada com seis janelas nos lados e outra no centro, que permitirá uma visão panorâmica da Terra e de outros objetos no espaço.

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o Cupola será usado como um ponto de observação privilegiado para estudar, entre outros, fenômenos atmosféricos que afetam as mudanças climáticas na Terra.

O módulo Tranquility será o centro dos equipamentos de suporte à vida dos tripulantes da ISS, atuando na remoção de dióxido de carbono, na geração de oxigênio e na reciclagem da água. Também tem um banheiro adicional e aparelhos para exercícios físicos.

Segundo a ESA, os dois novos módulos marcam o fim do programa europeu de construção da Estação Espacial Internacional. (Fonte: Agência Fapesp)