Notícia

Revista Controle & Instrumentação

ISA Expo Campinas 2019

Publicado em 01 novembro 2019

A ISA Expo Campinas deste ano foi mais urna edição de sucesso, que trouxe, além das tecnologias já conhecidas, novas soluções disruptivas, que já estão transformando a indústria. Foram dezenas de palestras gratuitas, em paralelo à exposição, num evento que, anualmente, cria e fortalece relacionamentos, e gera oportunidades de negócios.

Destacaram-se os aprofundamentos sobre como manter os instrumentos calibrados, hoje, e como inserir toda a metrologia industrial nos novos conceitos disruptivos, com a palestra "loT Metrology - A Internet das Coisas na Metrologia", proferida por Newton Bastos, da Presys- que também estava com estande, possibilitando aos visitantes aplicar, no local, a tão propagada metrologia 4.0.

Também o "Controle baseado em PC na Indústria 4.0: integrado, rápido e versátil" apresentada por Marcos Giorjiani, da Beckhoff, foi palco para lirar muitas dúvidas sobre o PC em controle, que começou como uma solução proposta por Hans Beckhoff, e hoje é amplamente utilizada por diversas marcas. A comparação entre desempenhos de CLPs e PCis, além da garantia da segurança, foram os assuntos que geraram maior participação. A Beckhoff estava com estande, expondo algumas das suas soluções.

Na palestra "Inteligência Artificial e a Nova Gestão de Processos na Indústria 4.0", Tiago Pucca Araujo, da Emerson, mostrou corno hoje já se podem ter essas tecnologias futurísticas, trabalhando para gerar maiores retornos. A Emerson também levou uma parte ele seu portfólio para a exposição.

A Wika esteve presente, apresentando uma parte de seu portfólio, e tirando dúvidas sobre a aplicação de tecnologias de medição, em diversos setores industriais. Dr. Lucas Sanfelici, do LNLS CNPEM, falou sobre o "SIRIUS- desafios construtivos e inovação tecnológica, alcançada pelo Brasil, na construção da fonte de luz Sincrotron de 4ª Geração." Ele mostrou a evolução do projeto, e as tecnologias necessárias para desenvolvê-lo. Chamou a atenção, a necessidade, inclusive, de ter um sensor de nível hidrostático (que a Set Up Automação expôs e explicou: o sensor de nível hidrostático desenvolvido pela empresa avalia os efeitos da maré terrestre no acelerador de partículas, desenvolvimento que contou com apoio da Fapesp). A Petrobras já investiu para a construção de braços especiais no Sirius, para estudos próprios. e existe uma lista de possibilidades de investimento nessa denominada "economia do conhecimento", que passa despercebida de muitas indústrias. Importantes, também, foram as palestras da Vale - sobre Subestações digitais, Norma IEC61850, e o Perfil Profissional do En!f de Proteção Automação do Sistema Elétrico -, da Raízen, na Indústria 4.0, e da Transformação Digital na Klabin - apresentada por Álvaro Flauzino, que faz parte da gerência, responsável pelos estudos das tecnologias que contribuem para os pilares da lnd(Jstria 4.0, e criam diretrizes de aplicação de forma sustentável na companhia. Álvaro trabalha para criar diretrizes, de forma que todos possam aplicá-las, de acordo com a visão estratégica da empresa.

A lntereng-grupo EDGE, participou da lSA EXPO CAMPINAS expondo suas soluções para acesso remoto, analytics, robótica colaborativa, tudo de maneira integrada com foco em produtividade. Mestre Libânio Carlos de Souza, da Smar, contou sobre os novos tecnológicos caminhos, na palestra "The New Standard for Industrial Contrai Systems in lhe lndustry 4.0". E os visitantes puderam se aprofundar em diversos assuntos técnicos, através de inúmeras palestras: "O que está Escondido em sua Rede de Automação?"; "Digitalização e loT aplicados à Indústria"; "Cybersecurity e Gestão de Redes Industriais - Melhores Práticas"; "DPS e a obrigatoriedade de uso, se- Controle ft Instrumentação Flash gundo a norma NBR541 O"; "Dim-Brain - Solução completa em preditiva digital"; "Indústria 4.0 - Casos de sucesso para revolucionar sua empresa"; "Estudos de Casos Práticos elo Uso da Energia Solar Térmica e Fotovoltaica"; "Instrumentação inteligente e conectada a ferramentas online para digitalização de processos industriais''; "Manutenção prescritiva- a evolução da manutenção preditiva em tempo de Indústria 4.0"; "O poder das conexões"; "Transformação digital: uma jornada com múltiplos caminhos''; "Indústria 4.0 - DCS automação de processo"; "NR-12 e o ciclo de segurança de máquinas"; "A indústria 4.0 e seus impactos sob uma perspectiva prática"; "Passo a passo para empreender em automação industrial''; "Engenharia de manutenção da indústria 4.0"; "Data Analytics Indústria 4.0 - previsibilidade na gestão do ativo válvula"; "Calibração inteligente - desafios, boas práticas e soluções aplicadas"; " Integração IT/OT na Indústria 4.0"; ''proteção física para adequação à NR-12"; "Sensores smart, um dos pilares da Indústria 4.0"; acelerando a transformação digilal"; antecipe-se para adotar as novas diretrizes que sustentam a segurança cibernética- fuja dos mitos"; "Indústria 4.0, aplicações na indústria Química"; "Tecnologias do futuro que transformar sua casa e sua cidade."