Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

IPT realiza testes de máscaras cirúrgicas descartáveis

Publicado em 04 maio 2020

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) capacitou-se para a realização dos ensaios necessários para que máscaras cirúrgicas descartáveis produzidas no Brasil ou importadas possam ser destinadas a profissionais da área da saúde. Os ensaios levam em conta a eficiência de filtragem de partículas, respirabilidade da máscara e repelência de fluidos.

“As máscaras de uso comum não necessariamente precisam passar por esses testes, mas para as empresas que pretendem fornecê-las para uso hospitalar são importantes”, explica Fernando Soares de Lima, chefe do Laboratório de Têxteis Técnicos e Produtos de Proteção do IPT.

A importância desses ensaios está diretamente relacionada a requisitos mínimos que visam garantir a qualidade do produto, estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ensaio de eficiência de filtragem de partículas, por exemplo, é feito por meio de um nebulizador que carrega partículas de látex com tamanhos de cerca de 100 nanômetros – medida que se aproxima do tamanho de um vírus. O aerossol passa pela máscara e, ao final do teste, um contador de partículas verifica quanto desse material atravessou a barreira. Dessa maneira é possível determinar a eficiência da filtragem.

“A norma brasileira determina que a eficiência de filtragem de máscaras cirúrgicas deve ser maior que 98%”, aponta Lima.

A capacitação foi realizada por meio de parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e com a PWM Service.

“A Resolução da Diretoria Colegiada [RDC] 356 da Anvisa, de 2020, determina que esses dispositivos precisam passar por testes elencados na norma NBR 15052, da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]. Alguns dos ensaios exigidos não possuíam ainda instituições brasileiras capacitadas para realizá-los”, afirma Lima.

Fonte: Boletim Fapesp Pesquisa para Inovação (http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/1362/boletim)

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Pequenas Empresas & Grandes Negócios online UOL BOL Portal R7 O Estado de S. Paulo UOL Estadão.com Notícias de Campinas Mix Vale Investe São Paulo Nas Notícias Portal do Governo do Estado de São Paulo Com Limão Beto Ribeiro Repórter Rápido no Ar Diário da Saúde Jornal da Orla A Crítica (MS) online Rapaduratech Central das Notícias Atemporal Blog A Crítica Notícias de Indaiatuba Time 24 News (EUA) Casa de Notícias ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Diário do Rio Claro Algomais online Universo Racionalista Revista Amazônia Associação Paulista de Jornais O Diário de Mogi Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Só Notícias Boas Central das Notícias SindServ Barueri O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online ABC (Espanha) online São Carlos em Rede ABC do ABC RMF 24 (Polônia) Blog Richard Jakubaszko Pais & Filhos online Jornal Dia Dia Olhar Digital Encart Notícias Bahia Municípios 24 Brasil La Vanguardia (Espanha) online Conti outra, artes e afins MunicipioSur.com Naturals Brazil NCYT Amazings (Espanha) Clube FM 93,5 (Itaúna, MG) Actualitat Diària (Espanha) Tribuna do ABCD online Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) El Mundo al Instante (EUA) Hoje Consultoria em Inovação EP GRUPO Blog da Floresta Espaço Ecológico no Ar Toda Palavra online Foro Química y Sociedad (Espanha) Brazil Journal A Província do Pará O Povo Forbes Brasil online MSN Nas Notícias Central das Notícias Inteligência & Inovação Nas Notícias Central das Notícias Finanças Yahoo! ResumoCast Informa Paraíba Tech Na Net Amazônia Press iMato Grosso