Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

IPT lança tecnologia de ponta contra interferências eletromagnéticas

Publicado em 10 maio 2010

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - irá inaugurar as novas instalações da câmara de compatibilidade eletromagnética, na terça-feira, dia 18 de maio, das 9h30 às 11h30, no IPT, localizado à Av. Professor Almeida Prado, 532, prédio 55, em São Paulo.

O Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos acaba de ser reestruturado e a câmara anecóica é a principal instalação da nova seção, servindo para a realização de ensaios de interferência e compatibilidade eletromagnética em equipamentos de informática, áudio e vídeo, eletrodomésticos, eletromédicos e controladores industriais.

Existem normas em todo o mundo que especificam qual o limite máximo de interferência que os equipamentos podem emitir. É isso que vamos verificar, explica Mario Leite Pereira Filho, diretor do laboratório e coordenador do projeto. A denominação anecóica ocorre em razão da ausência de eco de ondas eletromagnéticas, o que garante precisão nas medições efetuadas pelo sistema que inclui câmara e equipamentos de emissão e imunidade de última geração.

A nova câmara permitirá a realização completa dos ensaios necessários, por exemplo, para a certificação de conformidade dos produtos a serem exportados, exemplifica Pereira Filho. As normas atendidas são as brasileiras ABNT e Anatel, as internacionais IEC e CISPR, a europeia EM e a americana FCC.

A aquisição da câmara faz parte do projeto de modernização do IPT, que está recebendo investimentos de R$ 160 milhões no triênio 2008-2010. Desse montante, R$ 98 milhões são provenientes do Governo do Estado e o restante de parceiros e agências de fomento, como Petrobras, Finep, Fapesp e BNDES.