Notícia

TV DC46

IPT inaugura Laboratório de Estruturas Leves no Parque Tecnológico

Publicado em 14 maio 2014

O Parque Tecnológico – São José dos Campos terá uma nova infraestrutura laboratorial a partir de sexta-feira (16) quando será inaugurado, às 12h30, o Laboratório de Estruturas Leves (LEL), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Entre as autoridades convidadas estão o prefeito e o vice-prefeito de São José dos Campos, além de representantes do governo de São Paulo e do Parque Tecnológico, que participam também da visita às instalações do LEL e de uma coletiva de imprensa. O evento deverá reunir de 150 a 200 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais, especialistas, pesquisadores e empresários.

Centro de pesquisas e inovações aplicadas ao processo de fabricação de peças e estruturas leves, o LEL tem como objetivo desenvolver novas soluções e tecnologia para a produção industrial. O laboratório é o único deste tipo no hemisfério sul e foi construído numa área de 4.500 metros quadrados cedida pela Prefeitura, no núcleo do Parque Tecnológico.

A obra, que custou cerca de R$ 46,7 milhões, é resultado de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o próprio IPT.

Muito resistentes, as estruturas leves são feitas a partir de materiais metálicos como aço, alumínio ou  titânio, materiais compósitos e híbridos. O mais conhecido entre os materiais compósitos é a fibra de carbono utilizada em aviões e carros de Fórmula 1. O uso de estruturas leves permite redução significativa de peso, o que implica maior desempenho e menor consumo de combustível.

Embora as atividades conduzidas no LEL interessem principalmente às indústrias aeronáutica e aeroespacial, outros setores também serão beneficiados, como o automotivo e o de petróleo e gás. A presença do LEL no Parque Tecnológico abre perspectivas para as pequenas e médias empresas da região, que passarão a ter acesso a recursos e ferramentas tecnológicas antes restritas a grandes empresas.

Para o diretor técnico e de operações do Parque Tecnológico, Elso Alberti, “a inauguração do LEL significa um marco importantíssimo na consolidação do Parque, sendo um novo instrumento de apoio às empresas de todos os portes na execução de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento”.

Workshop

No próximo dia 20 (terça-feira), o IPT promove no Parque Tecnológico um workshop de materiais leves e compósitos para aplicações industriais. O evento, gratuito, vai das 8h30 às 17h15. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: http://www.ipt.br/workshop_materiaisleves/

Mais informações

Rubia Muttini - Assessora de Comunicação e Marketing rubia.muttini@pqtec.org.br +55 (12) 3878-9532