Notícia

Portal São José dos Campos

IPT designa novo diretor para o Laboratório de Estruturas Leves (LEL) em São José dos Campos

Publicado em 03 fevereiro 2014

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo designou o Eng. Hugo Borelli Resende como diretor do novo Laboratório de Estruturas Leves (LEL), que tem previsão para entrar em operação no próximo mês de março no Parque Tecnológico - São José dos Campos.

Resende é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com doutorado em engenharia aeronáutica pela Stanford University, nos Estados Unidos. Ingressou na Embraer em 1986, atuou na área de Desenvolvimento Tecnológico em 1998, e esteve na função de cientista-chefe da empresa no período de 2005-2008.

Posteriormente, Resende passou três anos atuando na estratégia de marketing da aviação comercial da Embraer, antes de transferir-se para a Vale S.A., em 2011, onde sua missão foi "transformar pesquisa em negócios inovadores e sustentáveis" por meio da iniciativa de incubação.

Desde a última semana (23), Resende assumiu a liderança do LEL. No início, sua principal atribuição será a de garantir o andamento dos projetos já contratados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), especialmente aqueles em parceria com a Embraer. Da mesma forma deverá negociar projetos no escopo da EMBRAPII. Outro foco é construir um plano de negócios de longo prazo para o LEL, atentando para a sustentação financeira da unidade e considerando parcerias com universidades e outros institutos de pesquisa, além da colaboração com empresas dos setores aeroespacial, automotivo e de petróleo e gás.


Fonte: Parque Tecnológico