Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

IPT avança na termografia com drone para a construção civil

Publicado em 20 janeiro 2021

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) deu início a pesquisas na linha de termografia com o auxílio de drones. A técnica de registro gráfico é empregada na medicina e em indústrias para medir a energia infravermelha emitida por um objeto e, em seguida, transformá-la em imagens com tons coloridos que correspondem às diferentes temperaturas registradas.

Atualmente, a câmara termográfica embarcada no drone é uma ferramenta que auxilia no processo de inspeções para a identificação de patologias construtivas em fachadas de edifícios.

A câmera de infravermelho fornece uma imagem térmica (o chamado termograma) com dados de temperatura da superfície da fachada. Quando há algum tipo de irregularidade no material, o fluxo de calor é alterado (tanto do ambiente externo para o interior dos materiais da fachada e vice-versa) e o termograma indicará a distribuição irregular de temperaturas na superfície da fachada. Isso permite destacar anomalias, como a presença de fissuras.

A tecnologia possibilita a inspeção em regiões da edificação de difícil acesso, registrando anomalias de maneira rápida em imagens de alta definição, que subsidiam os pesquisadores para a tomada de decisão quanto ao estabelecimento de diretrizes corretivas. O resultado é maior assertividade nos relatórios gerados por apresentar dados analíticos detalhados.

Fonte: Boletim Fapesp Pesquisa para Inovação (https://pesquisaparainovacao.fapesp.br/)