Notícia

O Vale online

IPT abre laboratório de estrutura leve

Publicado em 16 maio 2014

São José dos Campos

 

O IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas) inaugura hoje o seu Laboratório de Estruturas Leves, implantado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O LEL realizará pesquisas voltadas ao desenvolvimento de estruturas, componentes e peças em aplicações industriais com menor peso e custo, porém mais resistentes, a partir de materiais metálicos, compósitos e híbridos.

Será o primeiro do hemisfério sul com tamanho “leque” de competências.

O novo laboratório resultou de uma parceria que envolve os governos municipal, estadual e federal.

O projeto de implantação do laboratório foi possível graças ao investimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) da Finep (Inovação e Pesquisa), da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, por meio de convênio com a Prefeitura de São José dos Campos, no total de R$ 46,7 milhões.

O evento terá também a assinatura de contrato para um projeto de pesquisa entre o IPT e a Embraer no âmbito da ação piloto da Embrapii, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

O novo laboratório do IPT ocupa uma área de 4.500 metros quadrados.

O convênio para a implantação do novo centro de pesquisa foi firmado em 2009, na gestão do ex-prefeito Eduardo Cury (PSDB).

O Laboratório de Estruturas Leve consiste na terceira fase do CDTA (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aeronáutica) do Parque Tecnológico, que desenvolve pesquisas para o setor aeronáutico e espacial.