Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

IPMet amplia serviços de previsão

Publicado em 06 dezembro 2005

Por Rafael Tadashi

Parceria com Inpe/CPTEC disponibilizará análises meteorológicas para uma semana; novo site entra no ar hoje 

O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru, ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), inaugura hoje o novo site da instituição, que terá informações mais amplas - como previsões para uma semana - e atualizadas em um prazo de tempo mais curto das disponíveis até agora.
A modernização do site e dos serviços prestados pelo IPMet surgiu de uma parceria firmada com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mantido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia localizados em Cachoeira Paulista (Vale do Paraíba). As mudanças serão financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
De acordo com Viviane Algarve, pesquisadora do CPTEC/ Inpe, a parceria beneficiará a todos, pois o IPMet poderá focar seu trabalho nas previsões a curto prazo e aprimoramento das informações enquanto o CPTEC ganhará dados mais precisos do Estado de São Paulo. "Tanto o site do IPMet quanto do CPTEC terão links fazendo a ponte entre os centros de pesquisa, o que auxiliará todos os interessados em obter informações meteorológicas", explica.
Segundo levantamentos dos dois institutos de pesquisa, o site do CPTEC recebe uma média de 60 mil visitantes por dia, enquanto o site do IPMet tem média de 14 mil diários. De acordo com o diretor do IPMet, Roberto Calheiros, as visitas ao site aumentam conforme a iminência de chuvas e tempestades.
Quanto maior a possibilidade de chuvas, maior o número de pessoas acessando. "Apesar da variação na freqüência do site, o mais importante é a melhoria dos serviços prestados e a otimização dos recursos financeiros", ressalta Calheiros.
Complementando as melhorias do site, os pesquisadores e meteorologistas do IPMet e do CPTEC iniciarão nas próximas semanas a implantação de um programa de computador que fará a atualização da previsão meteorológica de modo automático, mas supervisionado por um meteorologista. "É um sistema que gera previsão a cada uma hora, mais ou menos. Mas demanda menos trabalho do meteorologista do que o em funcionamento, que exige que ele fique analisando os dados", conta Calheiros.
Ele ressalta que além do novo serviço que será oferecido, a parceria é bem-vinda porque vai suprir a deficiência do IPMet em funcionários. "O CPTEC/Inpe ajudará a operar o IPMet em Bauru. No início do ano, perdemos seis funcionários, que eram contratados temporários e nenhum foi reposto. Com essa parceria, será feito um mix dos nossos operadores com os do CPTEC", explica o diretor do IPMet.
Para consultas meteorológicas, o site do IPMet é www.ipmet.unesp.br, e o site do CPTEC fica no endereço eletrônico www.cptec.inpe.br.