Notícia

MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

IPEN/CNEN/MCTI e Startup desenvolvem filtro respiratório com tecnologia capaz de inativar microrganismos diversos

Publicado em 28 outubro 2021

Por IPEN

IPEN/CNEN/MCTI e Startup desenvolvem filtro respiratório com tecnologia capaz de inativar microrganismos diversos

Feito com nanopartículas de prata o equipamento foi desenvolvido por uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em parceria e a ScavMedical

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN/MCTI) e a Startup ScavMedical lançaram nessa quarta-feira (27), o Youfilter Ag, um filtro HMEF [da sigla – em inglês de Heat and Moisture Exchanger Filter] para uso respiratório que, além de filtrar bactérias e vírus, e trocar calor e umidade, possui uma tecnologia adicional e exclusiva de ação antimicrobiana capaz de inativar microrganismos diversos, incluindo fungos e leveduras, devido à sua superfície bioativa com nanopartículas de prata (Ag).

O modelo convencional também funciona como barreira efetiva contra vírus e microrganismos, mas o HMEF Youfilter Ag é ainda mais eficaz: elimina bactérias Gram-positivas e negativas, leveduras, fungos filamentosos, além de promover a inativação viral e potencialmente a diminuição de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAVs) e de contaminação cruzada durante o manuseio e a substituição.

Coube ao Laboratório NuclearNano do IPEN/CNEN, do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), desenvolver a pesquisa com as nanopartículas de prata para o filtro fabricado pela ScavMedical. Elas interagem com as estruturas dos micro-organismos e vírus, induzindo o estresse oxidativo, “garantindo 99,99% de eficácia na filtração de vírus e bactérias”, segundo a Scav Medical. A empresa iniciou o processo de pedido de patente da tecnologia, considerada “única” nessa modalidade de equipamento.

O desenvolvimento do dispositivo durou cerca de um ano, por ocasião da pandemia da Covid-19. De acordo com Ademar Lugão, coordenador da pesquisa no IPEN/CNEN, pesquisa e desenvolvimento ocorreram em tempo relativamente rápido, pois era preciso atender a urgência de soluções para minimizar o impacto da pandemia. Mesmo com a extrema urgência, houve uma preocupação de demonstrar que o Youfilter Ag não oferece qualquer risco cruzado. Testes asseguram que tanto as nano partículas de prata (AgNPs) como dos íons de prata (Ag+) não serão inalados pelo paciente.

O projeto teve também a colaboração de pesquisadores do Laboratório de Nanobiotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (NANOS/UFU), que também é um dos laboratórios integrantes do SisNANO. O desenvolvimento do dispositivo foi realizado em cerca de um ano, por ocasião da pandemia da Covid-19.

A ScavMedical já dominava a produção do Youfilter com alto índice de nacionalização enquanto todos os concorrentes eram importados. Assim, conseguiu atender o mercado em todas as fases da pandemia, mesmo quando havia falta generalizada de insumos. Mas ficava clara a necessidade de aperfeiçoar o produto no sentido de se reduzir infecções hospitalares na pandemia e no pós-pandemia. O novo filtro significa um diferencial de alto conteúdo tecnológico em relação aos existentes no mercado.

A pesquisa teve apoio da Fapesp, no âmbito do projeto “Capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura em radiofármacos, radiações e empreendedorismo a serviço da saúde (PDIp)” – chamada “Desenvolvimento Institucional de Pesquisa dos Institutos Estaduais de Pesquisa no Estado de São Paulo”.

Sobre o IPEN

O IPEN é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo, associada à Universidade de São Paulo (USP) e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Sobre o SisNANO

O SisNANO é uma iniciativa do MCTI, coordenada pela SEMPI, da qual fazem parte atualmente 23 laboratórios que tem como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto a usuários públicos e privados. Mais informações sobre o SisNANO e outras ações do MCTI em nanotecnologia podem ser obtidas em https://antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/tecnologia/tecnologias_convergentes/paginas/nanotecnologia/NANOTECNOLOGIA.html

Sobre a ScavMedical

A Scav Medical é uma empresa fabricante de produtos médico-hospitalares com foco na inovação e desenvolvimento de produtos de vanguarda. Possui, para tanto, laboratórios e planta industrial instalada e operacional.

Fonte: IPEN

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Diário Popular IPTV ISMEP - Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa