O físico Nilson Dias Vieira Junior assume amanhã (16), às 16h30, o cargo de superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/MCT). Na ocasião também será empossado no cargo de diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT), o físico Marcos Nogueira Martins.
A cerimônia, no Ipen tem a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves.
Vieira ocupava o cargo de gerente do Centro de Lasers e Aplicações do Ipen, unidade de pesquisa na área de lasers aplicados à medicina, odontologia, indústria e meio ambiente. Ele coordenou o desenvolvimento de um laser de altíssima potência (terawatt), único no hemisfério sul. Criou e coordenou o curso interdisciplinar de Mestrado Profissionalizante de Lasers em Odontologia (1999), hoje com nota máxima de avaliação na Capes. Foi conselheiro da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 2000 a 2006 e conselheiro da Universidade de São Paulo (USP), por dois mandatos, e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
Bacharelou-se no Instituto de Física da USP, em 1975, e concluiu o mestrado em Física Nuclear em 1979, quando foi contratado pelo Instituto de Energia Atômica (IEA), atual Ipen. Estagiou, de 1981 a 1984, nos Laboratórios AT&T Bell Laboratories, sob orientação do doutor Linn F. Mollenauer (que foi orientado pelo professor Arthur L. Schawlow, Prêmio Nobel em Física de 1981). Doutorou-se em 1986, na área de Física de Estado Sólido, na USP. Desde 1989 ocupa o cargo de Pesquisador Titular no Ipen. É membro da International Comission in Ultra High Intensity Lasers (Icuil), grupo de trabalho da International Union of Pure and Applied Physics (Iupap), organismo internacional na área de física.