Notícia

Guia do Estudante online

Ipen recebe inscrições para bolsa de pós-doutorado

Publicado em 13 julho 2016

O Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) está com inscrições abertas para uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de julho.

As atividades serão realizadas no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A vaga está vinculada ao Projeto Temático "Estudo da corrosão localizada e caracterização da resistência à corrosão associada à fadiga na região de solda em ligas de alumínio de elevada resistência soldadas por fricção (FSW)".

O trabalho é conduzido por um grupo multidisciplinar que inclui pesquisadores do Ipen, da USP em São Paulo e São Carlos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diadema, cujas linhas de investigação estão voltadas à corrosão de ligas de alumínio, especificamente na indústria aeronáutica.

O candidato selecionado conduzirá pesquisa teórica e/ou empírica e também desempenhará outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, a elaboração de papers, a disseminação dos resultados da pesquisa e a produção de artigos. Para participar da seleção é recomendável ter doutorado em Corrosão de Ligas de Alumínio, forte histórico de publicação e bom desempenho em inglês falado e escrito. Mais detalhes sobre a bolsa podem ser obtidos no site da FAPESP.

A seleção do bolsista será feita em duas etapas: na primeira, serão avaliados o curriculum, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do projeto; a segunda consistirá em uma entrevista presencial ou por videoconferência.