Fabio Reynol - Agência Fapesp
SÃO PAULO, São Paulo - O Instituto Nacional de Pesquisas Nucleares Ipen completou 54 anos no dia 30 de agosto e, entre os marcos comemorativos, esteve a inauguração, na quarta-feira 1º/9 , do Espaço Cultural Professor Marcello Damy que abriga a exposição permanente O Ipen e sua história .
Instalado no quarto andar do prédio da administração do instituto, o Espaço Cultural foi batizado em homenagem ao físico que morreu em novembro passado e é um dos pioneiros da pesquisa nuclear brasileira e do ensino de física no país.
Entre outros feitos, Damy desenvolveu o primeiro reator nuclear brasileiro e foi um dos fundadores do Ipen, inaugurado com o nome de Instituto de Energia Atômica.
A mostra engloba 14 painéis, além de maquetes dos reatores IEA-R1 e IPEN-MB/01, e do irradiador multipropósito. A concepção das peças foi realizada pelo artista plástico Guto Lacaz e as visitas são monitoradas.
As comemorações de aniversário do Ipen também envolvem uma exposição sobre os 50 anos da invenção do laser. Elaborada por técnicos do Centro de Lasers e Aplicações do instituto, a exposição traz painéis sobre a história, a técnica e as aplicações do laser. A mostra está instalada no corredor de acesso ao bloco A do instituto.
O Ipen fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.242, Cidade Universitária, São Paulo SP .
Mais informações: www.ipen.br