Notícia

Up Pharma

Investimentos do Cristália em PD&I

Publicado em 01 dezembro 2009

O Laboratório Cristália investiu R$ 30 milhões nas novas instalações do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em Itapira, cidade a 160 quilômetros de São Paulo. Com nova estrutura e equipamentos, o Centro de PD&I, inaugurado em 22 de setembro, reúne todo o planejamento e coordenação das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Cristália. Atualmente, a empresa possui 29 projetos de novos medicamentos em andamento, sendo 14 de inovações incrementais e 15 inovações radicais - inéditas no mundo.fapes

O Centro de PD&I contribuirá para a ampliação do foco de inovação do Laboratório Cristália. O presidente da empresa, Dr. Ogari Pacheco, destacou que no mercado dos fármacos a venda é muito disputada e a inovação pode ser um caminho que diferenciará o laboratório dos demais. Para Pacheco, o investimento nas novas instalações do Centro de PD&I terá reflexo direto no processo de descoberta de novas moléculas e medicamentos para Aids, anticoagulantes, cardiovasculares e novas formas revolucionárias de anestésico.

O governador do Estado, José Serra, que participou da inauguração do Centro, elogiou as ações do laboratório perante o compromisso com o governo em fornecer matéria-prima para a fabricação de medicamentos que compõem o coquetel antiaids. Segundo Serra, cerca de 75% dos projetos de inovação apresentados à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) são de Instituições do interior do Estado. "O interior é a vanguarda do desenvolvimento tecnológico no Brasil, e Itapira faz aqui sua contribuição com o Laboratório Cristália", disse o governador. Ainda de acordo com o presidente da empresa, o Cristália, mesmo com a crise econômica mundial, deve atingir a meta de 12% de crescimento em 2009.

No Centro de PD&I, a equipe formada por 105 cientistas e 21 técnicos, desenvolve projetos próprios e também investe em inovação aberta, ou seja, em parceria com universidades e institutos de ciência e tecnologia.