Notícia

Jornal da Unesp online

Investimento na Rede de Bibliotecas

Publicado em 01 agosto 2008

O ano de 2008 vem sendo de conquistas para a Rede de Bibliotecas Unesp. Um importante avanço foi o reconhecimento da importância da aplicação de recursos em bibliotecas pela administração, por tratar-se de infra-estrutura para a pesquisa. Nesse sentido, houve preocupação em atender à demanda da comunidade, analisando as solicitações, sua viabilidade e estabelecendo prioridades.

O investimento em bibliotecas, afinal, tem relação direta com o objetivo fim da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, pois a biblioteca é a área mais democrática da Universidade, atendendo graduação, pós-graduação, pesquisa e, também, a comunidade das cidades onde as bibliotecas estão inseridas.

Após vários anos sem possibilidade de aquisição de periódicos, com a destinação de verba no valor de R$ 5.500.000,00 para o Programa Bibliotecas em 2007 foi possível o pagamento antecipado de 80% das assinaturas de periódicos pertencentes ao Núcleo básico da Unesp, conjunto de periódicos considerados indispensáveis para o desenvolvimento de ensino e pesquisa, havendo previsão de pagamento de 100% dos periódicos do Núcleo básico para 2009, em 2008.

Destaca-se ainda o lançamento, em julho, da VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual – www.unesp.br/vpn), pela qual professores, pesquisadores e pós-graduandos poderão acessar de qualquer computador periódicos científicos nacionais e internacionais assinados pela Unesp, os disponíveis no Portal Eletrônico Capes, além de bases de dados referenciais e textuais e 12 bases de e-books adquiridas pelo Cruesp com projeto Fapesp.

Também foram tomadas importantes medidas com relação à Automação das Bibliotecas, como unificação das bases e atualização da versão do software e reabertura da C@thedra (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). Todas estas ações só foram possíveis devido ao aumento da verba destinada ao Programa Bibliotecas para R$ 7.500.000,00 e à favorável cotação do dólar.

Com esse recurso já foi possível o cumprimento de algumas metas, porém ainda é necessário que tenhamos condição de efetuar todos os pagamentos antecipadamente, de maneira a evitar a interrupção dos serviços e a possibilitar o investimento em novos recursos para que a Universidade possa obter autonomia no desenvolvimento de seus canais de informação para o desenvolvimento do seu ensino e pesquisa.