Notícia

Trilha do Futuro

Inventário da biodiversidade

Publicado em 20 fevereiro 2006

Por Agência FAPESP

A revista eletrônica Check List, segundo seu idealizador e editor chefe Luís Felipe Toledo, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), está cumprindo seu papel de preencher uma lacuna no campo da zoologia.
A publicação nasceu com a proposta de auxiliar a compreender a distribuição das espécies animais e vegetais no Brasil e no mundo. Na primeira edição, foram publicados cinco artigos. A segunda edição, a volume 2 número 1, já conta com 15 artigos em análise. A expectativa é que mais de 20 trabalhos sejam publicados.
"A região tropical é bem diversificada e possui muitas espécies vegetais e animais. Para auxiliar em medidas de conservação dessas espécies, a intenção da revista é mostrar como essas espécies se distribuem", disse Toledo, pesquisador do Departamento de Zoologia da Unesp, em Rio Claro, à Agência FAPESP. O conteúdo da publicação, disponível apenas na língua inglesa, pode ser acessado gratuitamente pela internet.
Segundo Toledo, a publicação vem preencher lacunas na zoologia. "A maioria das revistas não aceita a publicação, por exemplo, de uma lista completa de espécies que vive em determinada região. Nós resolvemos lançar uma que facilitasse a inserção de informações."
A Check List aceita três tipos de contribuições. A primeira se encaixa na categoria "lista de espécies", que apenas registra a existência de um organismo em determinado local. Já os "mapas de distribuição geográfica" mostram a ocorrência de uma única espécie em regiões distintas.
O terceiro tipo de trabalho aceito são as "pequenas notas", que registram a descoberta de novas espécies ou novidades sobre organismos existentes. Um corpo de editores formado por cerca de 20 especialistas, de instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, analisa os artigos recebidos.
"A vantagem da Check List é a agilidade do processo de publicação. Assim que os autores nos enviam seus relatos, os editores avaliam a possibilidade de publicação e, se o trabalho for aprovado, ele será colocado no site em menos de dois meses", afirma Toledo. O pesquisador conta que, apesar de a revista ter periodicidade semestral, os artigos são publicados assim que o processo de revisão é finalizado.
Mais informações: www.rc.unesp.br/ib/checklist/index.htm