Notícia

Revista Amazônia

Introdução a Citizen Science: foco em biodiversidade

Publicado em 26 abril 2017

Agência FAPESP – O curso Introdução a Citizen Science: foco em biodiversidade será realizado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, de 27 de abril a 5 de maio de 2017.

O curso será ministrado (em inglês) pelo professor Robert D. Stevenson, da University of Massachussets em Boston.

Segundo os organizadores, “na última década projetos de Citizen Science têm ajudado a resolver a falta de dados para solução de diversos problemas da ciência e da sociedade, incluindo a construção de políticas de preservação da biodiversidade. Nesses projetos, cidadãos são engajados para voluntariamente estar na linha de frente da obtenção e análise de diversos tipos de dados: observações, fotos, amostras diversas, vídeos, sons, etc. Esse novo instrumento da ciência tem obtidos ótimos resultados em termos de quantidade de dados, velocidade de resposta, abrangência dos estudos, duração e custo, além de promover o engajamento da sociedade em ações práticas e efetivas ligadas à conservação da biodiversidade”.

O curso faz uma apresentação da história, evolução, organização e futuro dos projetos dessa natureza, incluindo exercícios de campo.

O curso é gratuito e aberto para estudantes e profissionais interessados de todas as. Para os alunos de pós-graduação, o curso será ministrado no âmbito da disciplina PCS5026 – Tópicos Especiais em Informática para Biodiversidade e será possível inscrever-se para obter créditos.

Haverá transmissão ao vivo pela IPTV USP.

As aulas ocorrerão na Sala B2-07 (sala de videoconferência) do prédio de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº158, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.

Mais informações: www.biocomp.life/citsci.

Agência FAPESP