Notícia

Agronline

Intervet/Schering-Plough promove palestra sobre Leishmaniose em Natal

Publicado em 02 setembro 2009

A Leishmaniose é uma importante zoonose, doença que pode ser transmitida entre homens e animais. Essa transmissão é feita, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como "mosquito palha". O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente, situação que chamamos de reservatório.

No Brasil, a doença está presente em 20 estados e em importantes cidades, tais como: Brasília (DF), Belo Horizonte(MG), Bauru(SP), Fortaleza (CE), Natal(RN), entre outras.

A partir dessa situação, no próximo dia 2 de setembro, os Médicos Veterinários de Natal receberão orientações em uma palestra técnica coordenada pela equipe de animais de companhia da Intervet/Schering-Plough Animal Health, que terá como tema principal: Leishmaniose Visceral Canina. A cidade será palco da palestra por estar entre as mais atingidas pela doença. "O principal alerta que queremos passar é que a mais eficiente maneira de se evitar a doença é a prevenção", afirma Andrei Nascimento, gerente técnico da companhia.

O evento contará com a participação da Prof. Dra. Mary Marcondes, assessora científica da Fundação de Auxílio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), doutora em Medicina Veterinária com pós doutorado em Leishmaniose Visceral Canina com mais de 60 trabalhos científicos publicados sobre o tema.