SALVADOR (ABN NEWS) - A Leishmaniose é uma importante zoonose, doença que pode ser transmitida entre homens e animais. Essa transmissão é feita, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como "mosquito palha". O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente, situação que chamamos de reservatório. A doença está presente em 19 Estados e em importantes cidades, tais como, Campo Grande(MS), Belo Horizonte(MG), Bauru(SP) e em várias capitais do Nordeste, como Salvador e Recife.
A partir dessa situação, no próximo dia 17 de junho, os Médicos Veterinários de Salvador receberão orientações em uma palestra técnica coordenada pela equipe de animais de companhia da Intervet/Schering-Plough Animal Health, que terá como tema principal: Leishmaniose Visceral Canina. A cidade será palco da palestra por ser uma das mais atingidas pela doença. "O principal alerta que queremos passar é que a mais eficiente maneira de se evitar a doença é a prevenção", afirma Andrei Nascimento, gerente técnico da companhia.
O evento contará com a participação da Prof. Dra. Mary Marcondes, assessora científica da Fundação de Auxílio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), doutora em Medicina Veterinária com pós doutorado em Leishmaniose Visceral Canina com mais de 60 trabalhos científicos publicados sobre o tema e também com Andrei Nascimento, Médico Veterinário e gerente técnico da Intervet/Schering-Plough Animal Health.
Informações sobre o evento: (19) 2136-3510