Atualmente é possível fazer reservas de viagens pela Internet, o que quer dizer que qualquer pessoa que disponha de um microcomputador poderá reservar um quarto de hotel, uma poltrona no avião ou um carro de aluguel de sua casa ou escritório.
Essa tecnologia chegou neste verão (de junho a setembro, no hemisfério Norte), depois de um salto tecnológico revolucionário na criptografação das informações dos cartões de crédito. Isso assegura que os aficionados de computador não conseguem saber os dados do cartão enquanto eles estão sendo transmitidos pelo cliente para o sistema de reservas do estabelecimento acessado por ele.
Em decorrência disso, as viagens podem agora concretizar as previsões dos órgãos de pesquisa de mercado de que elas se tornarão o principal uso comercial da Internet. Segundo o NOP Research Group, um quarto dos usuários da Internet são pessoas que viajam a negócios e um terço delas ganha mais que 25.000 libras esterlinas (US$ 40.000) ao ano.
Além disso, como destaca Paul Richer, da cônsultoria de tecnologia de viagens Genesys, as viagens a negócios são ideais para reservas feitas em casa, porque são em geral mais simples que as viagens de lazer e os viajantes freqüentes são também em sua maioria familiarizados com o uso de PC.
"Vejo a Internet como o novo meio mais importante de fazer reservas desde o advento do telefone", diz Richer.
Com esse potencial, não é de surpreender que companhias ligadas ao setor de viagens tenham reservado seu espaço na Internet num ritmo acelerado neste ano. Entre os nomes que se podem encontrar com seus próprios endereços na World Wide Web estão a Virgin Atlantic, a American Airlines, o EuroDolIar e a Alamo Rent A Car.
No entanto, essas companhias estão oferecendo atualmente apenas publicidade, com páginas de horários, ofertas especiais, histórias corporativas e, em alguns casos, tarifas.
Quase todas esperam começar a aceitar reservas pela Internet nos próximos seis meses. A companhia de viagem que já fez isso é a Holiday Inn. Ao clicar em cima de uma figura de computador na página da Holiday Inn, os clientes são apresentados a um mapa-múndi "quente". Eles então clicam de novo no país que querem visitar e aparecem detalhes mais específicos.
Se escolherem os Estados Unidos, aparece um mapa e os clientes têm de clicar no estado que desejam visitar. Feito isso, o computador pede aos viajantes que selecionem a cidade para a qual querem ir, a atração turística que pretendem visitar ou a rodovia interestadual perto da qual eles gostariam de ficar. Informa-os então da localização do Holiday Inn mais próximo.
O computador pergunta aos usuários quantas noites eles querem reservar, a data da chegada, o número de adultos do grupo e se preferem a ala de fumantes ou de não-fumantes. Menos de 10 segundos depois, ele exibe uma lista das diárias.
Agora é hora de fazer a reserva. A tela apresenta uma garantia escrita de que os detalhes do cartão de crédito estão seguros, se os clientes estiverem usando o pacote de software de navegação Netscape. Ao serem introduzidos esses detalhes, o computador leva alguns segundos mais até dar o retorno, com o número de confirmação, e pedindo que o usuário imprima uma cópia da página a ser conservada por ele como comprovante de confirmação.
Um grupo de várias redes hoteleiras de peso, entre as quais a Hyatt e o Hilton, também tem um endereço na Web, chamado Travel-Web, e pretende aceitar reservas com cartão de crédito dentro dos próximos meses. Ele também está convidando companhias de viagem alheias ao setor hoteleiro para aderirá Travel-Web, na esperança de se tornar uma agência de viagens completa, auto-suficiente como único centro de atendimento ao cliente na Net. Essa facilidade já está ao alcance dos usuários norte-americanos de doze serviços on Une, entre os quais o CompuServe. Eles têm acesso ao Eaasy Sabre, o processador auxiliar do consumidor do colossal sistema informatizado de reservas Sabre, controlado pela American Airlines.
O Eaasy Sabre dá essencialmente aos usuários domésticos a mesma capacidade dos agentes de viagens de reservar qualquer poltrona num vôo marcado em qualquer lugar do mundo, mais quartos de hotel ou aluguel de carro, das grandes redes. A Sabre espera ter o produto na Internet mais ampla até o começo do ano que vem.
Mark McCafferty, diretor executivo mundial de viagens da Thomas Cook, acredita que os serviços on Une fechados vão revelar-se mais populares para fazer reservas de viagens a negócios do que a indisciplinada, anárquica Internet.
"Quem for capaz de fornecer rapidamente um desempenho de alto nível vai atrair segmentos de clientes e carrear maior participação de mercado", diz ele.
A Thomas Cook tem páginas experimentais de informações na Internet. Mas, enquanto ela e outras avançam com cuidado na criação de um sistema de reservas na Net, alguns agentes do setor estão de olho na próxima grande novidade da tecnologia de viagens. Um deles é Peter Dennis, gerente de marketing automatizado para a Europa e o Oriente para o grupo hoteleiro Marriott.
Dennis está ficando empolgado com as próximas novas gerações de processadores Pentium, que permitirão aos usuários de PC empreender viagens pela realidade virtual dos hotéis e reservar quartos pelo uso de comandos de voz.
Dentro de dezoito meses a dois anos o cliente poderá reservar um quarto de hotel ou poltrona de avião simplesmente falando com o seu computador. Ele não precisará ser familiarizado com o uso de computadores para entender como fazer isso", diz ele.
As pessoas que trabalham em atendimento de resenhas por telefone deveriam desde já começar a procurar outra alternativa de emprego.
Notícia
Gazeta Mercantil