Notícia

O Dia (SP)

Internet: Portal do governo paulista concorre a prêmio mundi

Publicado em 29 julho 2005

O portal do Governo do Estado de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br) ganhou na categoria e-Government a etapa brasileira do World Sürmmit Award. O prêmio é concedido durante a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União internacional de Telecomunicações. Agora, o site concorre na fase mundial, cuja premiação ocorrerá em Túnis, na Tunísia, de 16 a 18 de novembro.
O anúncio dos oito vencedores da etapa nacional foi feito pela Associação de Mídia Interativa (AMI) e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net). O portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) ganhou na categoria e-Science e também participa da fase mundial. Veja abaixo a lista dos demais ganhadores no Brasil: Criado em 2003, o World Summit Award busca identificar e promover projetos que façam uso das tecnologias da informação e de comunicação no desenvolvimento de novos conteúdos e aplicações multimídia, com ênfase na diminuição da exclusão digital.
Na etapa classificatória brasileira, a Camara-e.net recebeu a inscrição de mais de 400 sites e projetos digitais 3O% a mais do que em 2003 - nas categorias, e Learning, e-Culture, e-Science, e Government, e-Health, e-Business, e-Entertainníent e e-Inchision. Todos foram analisados e selecionados por uma comissão de sócios da Camara-e.net, presidida pelo diretor executivo da instituição e supervisionada pelo presidente da. AMI e membro do Conselho Global do prêmio.

Portal do Governo
Principal porta de entrada de toda administração publica esta dual, o Portal do Governo do Estado de São Paulo disponibiliza expressivo volume de informações atualizadas e relevantes e oferece quase dois mil serviços públicos direcionados aos 40 milhões de brasileiros residentes nos 645 municípios paulistas.
"A conquista de mais essa etapa só vem.confirmar que estamos no caminho certo quanto às melhorias feitas, no site do Governo do Estado, tornando-o mais ágil e facilitando a consulta dos serviços pela população. Temos a consciência de que, cada vez mais, o cidadão se relaciona com o governo pela Internet. Em função disso, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser, continua", disse o secretário da Casa Civil do, Governo, Arnaldo Madeira.
Quem não tem acesso à Internet pode utilizar os serviços do portal oferecidos nos postos públicos do Infocentros, que atendem a mais de 25 mil usuários por dia em, todo o Estado.
O site do governo está hospedado na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A institui ção, em parceria com a Assessoria de Comunicações do Governo e o Sistema Estratégico de Informações da Casa Civil e com o, apoio do e-poupatempo e da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelo desenvolvimento, implantação e gestão do portal.