A Internet tornou-se parte integrante das feiras e eventos do setor de informática e telecomunicações no mercado brasileiro e não deixará de ter seu espaço reservado na Comdex.
Durante o evento, a Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-SP) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), juntamente com a Fundação Centro Tecnológico para Informática (CTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia, estarão promovendo uma grande mostra de aplicações e serviços via Internet.
"The Internet Experience" terá o seu espaço reservado no mezanino do Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde serão montados vários ambientes para aqueles que quiserem dar os seus primeiros passos na rede mundial de computadores. Especialistas da RNP comandarão uma série de palestras que ensinam a navegar na Internet, montar um serviço de acesso à rede e como ser um provedor de informações. Neste auditório o interessado poderá experimentar os comandos de acesso nas 28 estações de trabalho.
Uma segunda área será destinada 31 empresas, entre elas IBM, Microsoft, Apple, Solaris, Tropcon e Softex, que estarão demonstrando os seus produtos e serviços de acesso à Internet, assim como soluções e experiências com a rede. Na área de exposição das empresas haverá 52 bancadas de acesso à Internet.
A mostra contará com atrações inéditas. Cerca de dez câmeras móveis de vídeo estarão circulando pela feira, uma delas direcionada para a Marginal Tietê, gravando imagens que serão transmitidas via Internet. O "navegador" poderá ver o movimento de vários pontos do evento através de seu terminal.
As demonstrações tecnológicas incluem o controle do funcionamento de aparelhos domésticos, como uma cafeteira cujos comandos são transmitidos através da Internet. Numa área especial o cafezinho estará sendo servido por um robô, também controlado por computadores ligados à rede Faz parte do show a "sala do futuro", onde os aparelhos são ligados e desligados via Internet.
"O objetivo é mostrar o potencial de aplicações da Internet e o volume de informações e comandos que podem ser controlados pela rede", explica André Cosentino Machado Homem, presidente da Sucesu-SP, uma das empresas responsáveis pela Comdex. Ele disse que a decisão de montar esta mostra juntamente com a RNP partiu da necessidade de "difundir e desmistificar a Internet" para os usuários brasileiros, antes da sua abertura comercial, programada para o próximo mês.
O evento também é inédito para o setor empresarial. Será a primeira vez que a Apple estará participando de uma mostra da Internet. A empresa estará fazendo demonstrações de acesso à rede através de seus equipamentos Macintosh, que estarão rodando software desenvolvidos pela Netscape, servidores da rede que rodam com programas da Netscape, uma das maiores empresas norte-americanas fornecedoras de software para navegar na Internet. Os visitantes da Comdex receberão explicações de como publicar na Internet e de como ser provedor de informações, diz o gerente de marketing e produtos, Evandro Reis. A empresa tem como exemplo de demonstração o caso da Time Warner Inc., o gigante grupo de mídia norte-americano, que usa equipamentos da Apple para fornecer suas publicações eletrônicas através da Internet. A Time Warner foi uma das primeiras empresas a cobrar pelo espaço publicitário na rede mundial de computadores.
Notícia
Gazeta Mercantil