Notícia

JC e-mail

International Expert Panel on Global Challenges of Water Governance

Publicado em 06 março 2014

O International Expert Panel on Global Challenges of Water Governance será no dia 11 de março de 2014 a partir das 8 horas, no Auditório Roger Honiat - LIT / INPE e partiu da iniciativa do grupo de pesquisa de Hidrosfera - DSR, e será aberto à comunidade científica. Este evento tem como principal objetivo a reunião de especialistas internacionais em diversas áreas para apresentar suas perspectivas sobre os principais desafios da governança da água no século 21, onde através dessas apresentações possamos estabelecer parcerias entre a comunidade científica para a gestão da água, bem como, a criação de novos caminhos para continuar o desenvolvimento já iniciado pelo nosso grupo.

Esperamos que, a partir deste encontro possamos gerar uma lista de desafios prioritários para a comunidade científica com o intuito de ajudar os formuladores de políticas e gestores ambientais a desenvolverem e promoverem uma melhor gestão da água.

Participantes:

- Dr. Américo O. Sampaio: Superintendente de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e coordenador da Chamada de Projetos FAPESP / SABESP.

- Carlos A. Nobre: Ex-Diretor do Centro de Previsão de Tempo e Clima (CPTEC-INPE) e ex-diretor do Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Secretário Nacional e atual secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil.

- Deepak R. Mishra: Professor Assistente do Departamento de Geografia da Universidade de Georgia (UGA).

- Conrado Rudorff: Pós-doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pesquisadora da Rede Temática GEOMA.

- Fernanda G. Sampaio: Pesquisadora do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente).

- João A. Lorenzzetti: Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor colaborador do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

- José G. Tundisi : Professor aposentado de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, São Carlos. Atualmente, presidente do Instituto Internacional de Ecologia, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Cidade de São Carlos e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

- Sunil Narumalani: Reitor adjunto de Programas Acadêmicos da Faculdade de Artes e Ciências (CAS), Professor na Escola de Recursos Naturais - Faculdade de Geografia / GISciences e Faculdade Associada do Centro de Tecnologias de Informação de Gestão Territorial (Advanced CALMIT), da Universidade de Nebraska (UNL).

- Mediador: Douglas M. F. Gherardi: Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, atualmente, Chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para maiores informaçoes, gentileza visite nossa página:

http://www.dsr.inpe.br/hidrosfera/waterpanel/

(Inpe)