Notícia

Portal Imprensa

Intercom anuncia vencedores do Prêmio Luiz Beltrão e convida pesquisadores para encontros virtuais

Publicado em 02 setembro 2020

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) anunciou os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação 2020.

Os homenageados nas quatro categorias foram selecionados pelo júri a partir das indicações feitas no primeiro semestre pela comunidade acadêmica via chamada pública.

A cerimônia de premiação será durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), a ser realizado em modalidade virtual de 1º a 10 de dezembro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Liderança Emergente: Vilso Junior Chierentin Santi (UFRR)

Maturidade Acadêmica: Maria Ataide Malcher (UFPA)

Grupo Inovador: Comuni - Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local

Instituição Paradigmática: Universidade Federal do Pará (UFPA)

Crédito:Divulgação Intercom

A Intercom convida a comunidade de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da comunicação a acompanhar duas lives nos próximos dias.

Na quinta-feira, dia 3 de setembro, a partir das 19h, a Diretoria da Intercom e a comissão formada pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para organizar o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) explicarão o funcionamento da modalidade virtual do congresso nacional deste ano, que será realizado de 1º a 10 de dezembro, além de tratar de assuntos como inscrições, submissões e programação.

A live será transmitida no canal do Intercom 2020 no YouTube, com a participação do professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom; da profa. Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA), coordenadora da Comissão Organizadora; da profa. Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom; e da profa. Suzana Barbosa (UFBA), diretora da Facom.

“Tradicionalmente, o congresso nacional da Intercom ocorre na primeira semana de setembro. Escolhemos 3 de setembro para fazer a live porque, não fosse a pandemia, estaríamos todos reunidos em Salvador agora”, lembra a profa. Ivanise.

“A ideia é fazer uma espécie de ‘esquenta’ para o Intercom 2020, mostrando que, mesmo na modalidade virtual, vamos fazer um evento intenso e acolhedor. Os representantes da Diretoria Executiva da Intercom falarão um pouco sobre a programação que está sendo criada, sobre o tema central – ‘Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?’ e sobre as atividades científicas voltadas a pesquisadores e estudantes. E os representantes da Facom-UFBA apresentarão como a organização local está trabalhando nas soluções tecnológicas e em uma programação cultural especial para os congressistas”, completa.

Já no dia 12 de setembro (sábado), a Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo realizará, das 10h às 12h, a segunda edição do Café Cátedra Intercom. Com o tema “70 anos da Televisão Brasileira: Maturidade, novas relações e outros caminhos”, a live terá a participação de Cecília Ribeiro (TV Integração), Edna Mello (Unifesp/GP Telejornalismo), Esther Império Hamburger (USP/Fapesp), Francisco Machado Filho (Unesp/GP Estudos de Televisão e Televisualidades), Maria Immacolata Vassalo de Lopes (USP/OBITEL/Intercom) e Rodolfo Bonventti (FMU/Anhembi-Morumbi).

Para participar do Café Cátedra Intercom na sala da plataforma Zoom, é preciso fazer inscrição (clique para acessar o formulário). As vagas são limitadas à capacidade da plataforma. Também será possível acompanhar a transmissão ao vivo na página da Intercom no Facebook.

Aos participantes do Café Cátedra Intercom no Zoom, será sorteado o livro “Interação e Intercidades: a Comunicação regional na reconstrução dos espaços”, de Rodrigo Gabrioti.