Prossegue neste sábado (25), na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), o 51.º Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD). O evento com 440 congressistas reuniu duas ex-presidentes do International Association for Dental Research (IADR/ Associação Internacional de Pesquisa Odontológica), com Dianne Rekow, diretora da Dental Institute, King´s College de Londres (Inglaterra) e Maria Fidela de Lima Navarro, professora titular e ex-diretora da FOB/USP.
Dianne Rekow esteve em Bauru em 2003, quando Maria Fidela era diretora da FOB. Agora, Rekow veio ministrar uma palestra a respeito de sua pesquisa em laboratório que estuda materiais quebradiços, especialmente as cerâmicas e as coroas de porcelana.
A USP já tem um convênio oficial de intercâmbio entre as duas instituições, mas Rekow tem uma expectativa que este intercâmbio entre a FOB e o Dental Institute do King´s College seja ampliado, com futuros projetos de ensino e pesquisa.
A professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, diretora da FOB/USP, está trabalhando na ampliação deste intercâmbio entre as duas instituições, visando desenvolver trabalhos de pesquisa inovadores, contando com a participação de professores e alunos de pós-graduação e graduação das duas instituições.
Com a visita de Dianne Rekow, a diretora da FOB já vislumbra novas oportunidades com o foco em inovação, em especial em biomateriais e pretende ampliar as relações com ela e seu marido, o também pesquisador Van Thompson. Nós estamos vendo um futuro promissor para a FOB/USP, complementa Maria Aparecida Machado.
O 51.º Encontro é uma promoção conjunta do GBMD, FOB e das agências de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapes).
Informações adicionais no site: http://http://www.gbmd.com.br/hotsite/.