Notícia

RedeNotícia

Intercâmbio em física com Estados Unidos

Publicado em 14 outubro 2011



Agência FAPESP – Professores e estudantes de física do Brasil e dos Estados Unidos que desejam realizar intercâmbio de curta duração têm oportunidades oferecidas em conjunto pelas sociedades de física dos dois países.

Iniciado em 2010 pela American Physical Society (APS) e pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o Brazil-U.S. Physics Professorship/Lectureship Program apoia o intercâmbio de professores entre o Brasil e os Estados Unidos.

O programa financia a realização de cursos de uma a duas semanas ministrados no Brasil por pesquisadores norte-americanos e nos Estados Unidos por cientistas brasileiros.

A data limite para recebimento de propostas para a chamada atual do programa é 31 de outubro. A chamada selecionará cinco propostas do Brasil e cinco dos Estados Unidos, que serão apoiadas pela sociedade de física do respectivo país.

Cada proposta escolhida receberá até US$ 4 mil, que poderão ser utilizados para despesas com viagem, matérias e outras relacionadas com a organização do curso.

As duas sociedades também mantêm o Brazil-U.S. Physics Student Visitation Program, que apoia a visita de curto prazo de estudantes dos Estados Unidos no Brasil e vice-versa.

Podem ser submetidas propostas de participação de cursos, de visitas a laboratórios na área de estudo do proponente no outro país ou de outros tipos de oportunidades de intercâmbio de curta duração.

As propostas devem ser submetidas por estudantes de graduação em concordância com o professor da instituição de ensino ou pesquisa para a qual o proponente deseja seguir. O programa seleciona até dez propostas por ano para cada país, em duas chamadas.

Os apoios podem ser utilizados para despesas com viagem, materiais ou outras associadas com a visita. O valor do apoio é de geralmente US$ 3 mil. A data limite para o recebimento de propostas na chamada atual é 31 de outubro.

Interessados no Brasil em qualquer um dos programas devem enviar propostas para Maria Beatriz Mattos na SBF, pelo e-mail biamattos@sbfisica.org.br. Nos Estados Unidos, as propostas serão recebidas por Michele Irwin, na APS (Irwin@aps.org).

Mais informações: www.aps.org/programs/international/programs/brazil.cfm