Notícia

Pindavale

Intercâmbio de pesquisa com a França

Publicado em 24 abril 2012

Agência FAPESP – O Instituto das Américas (IDA-Rennes), da França, abriu seleção para pesquisadores do continente americano no âmbito do programa Cátedra das Américas, por um período de um a três meses. Os dossiês de candidatura deverão chegar ao IDA-Rennes até o dia 10 de maio.

Criado em 2003, o IDA-Rennes reúne pesquisadores e professores-pesquisadores pertencentes aos polos universitários de Rennes (Rennes 2, Sciences Po Rennes, Rennes 1, Agrocampus-Ouest) que estudam as Américas do norte ou do sul. O IDA-Rennes é parceiro do Instituto das Américas, projeto francês criado em 2007, que reúne 47 estabelecimentos universitários e de pesquisa.

Desde 2004, a Cátedra das Américas do IDA-Rennes acolhe em média seis pesquisadores por ano que trabalham sobre o tema. Os objetivos do programa são consolidar as parcerias institucionais, desenvolver trocas entre estabelecimentos superiores de Rennes e das Américas e favorecer a mobilidade de pesquisadores.

Os professores e pesquisadores convidados ministrarão aulas, conferências e seminários e devem realizar atividades de pesquisa em parceria com os laboratórios anfitriões. A remuneração é de 3 mil euros mensais – o equivalente ao salário de um professor universitário de primeira classe.

Para participar o candidato deve ser titular de um doutorado, ter experiência sólida de pesquisa ou ensino, possuir vínculo institucional com uma universidade ou centro de pesquisa americano. Um bom domínio da língua francesa é desejado.

As estadas previstas para os períodos de aulas (meados de setembro a meados de dezembro de 2012 e meados de janeiro a meados de abril de 2013) serão privilegiadas. É fortemente recomendado que os candidatos entrem em contato com uma equipe de pesquisa do IDA-Rennes para definir um projeto de acordo com um laboratório anfitrião.

As candidaturas serão pré-selecionadas pelo IDA-Rennes e examinadas pelo Conselho Científico da Universidade de Rennes 2. Os critérios de seleção são: excelência, com base em publicações, atividades de pesquisa e percurso universitário; qualidade do projeto proposto e adequação às atividades das instituições do IDA-Rennes; e perspectivas de colaboração entre a instituição à qual pertence o candidato e a anfitriã. A aprovação das candidaturas será comunicada aos candidatos ao longo do mês de junho.

Para se candidatar é necessário enviar por e-mail e por correio dossiê contendo formulário de candidatura, cópia do passaporte, certificado de vinculação institucional, cópia do diploma de doutorado e currículo vitae.

Mais informações: www.ida-rennes.org/chaire/presentation