Notícia

TI Inside

Intel e Fapesp recebem propostas de pesquisa em criptografia pós-quântica

Publicado em 18 setembro 2015

Por Redação

A Intel Brasil e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançaram nesta sexta-feira, 18, edital que financiará a pesquisa acadêmica em instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, que investigue a implementação de hardware em criptografia pós-quântica. O valor do financiamento não foi divulgado.

 

As propostas selecionadas terão financiamento de até dois anos, renováveis caso apresentem progresso e comprometimento contínuo na direção da pesquisa. São elegíveis pesquisadores brasileiros de ensino superior vinculados a instituições de pesquisa no Estado de São Paulo. O prazo de inscrições encerra em 13 de novembro e a chamada está disponível no site da Fapesp.

 

A criptografia pós-quântica busca o desenvolvimento de algoritmos de tempo polinomial, que servem para resolver os problemas matemáticos ultra complexos que permeiam a criptografia moderna de chaves públicas. Ela explora algoritmos de chave pública alternativos que possam apresentar resistência a ataques de computadores quânticos.