Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Intel e FAPESP anunciam oportunidades para pesquisadores com foco em FPGAs

Publicado em 23 agosto 2017

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino no Estado de São Paulo podem apresentar propostas até o dia 11 de outubro

A Intel Brasil e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) dão continuidade ao histórico de parceria entre as instituições e lançam uma nova chamada de propostas de apoio a pesquisas sobre novas abordagens para o uso de Field Programmable Gate Arrays (FPGAs ou “Arranjo de Portas Programáveis em Campo”) em segurança e criptografia e domínios associados.

A ideia da proposta é fornecer uma oportunidade a pesquisadores para explorar e propor modos inovadores de melhorar a segurança aproveitando os benefícios oferecidos pelas FPGAs, levando em conta que elas têm um impacto significativo e positivo em áreas tais como Automotiva, Veículos Aéreos Não-Tripulados/Drones, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Data Centers.

Os proponentes devem indicar claramente os problemas e as oportunidades a serem abordadas e o impacto potencial se a investigação for bem-sucedida. Eles também são incentivados a trabalhar com plataformas da Intel para a otimização de resultados.

O lançamento oficial da chamada foi no último dia 24 de julho e as propostas serão aceitas até o dia 11 de outubro. A chamada está aberta a pesquisadores de instituições de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Requisitos adicionais, condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa Cooperativa para Inovação Tecnológica (PITE) e documentos necessários para a inscrição estão no www.fapesp.br/sage. A chamada oficial de propostas pode ser conferida em www.fapesp.br/11115.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) expande as fronteiras da tecnologia para tornar as mais incríveis experiências possíveis. Informações sobre a Intel pode ser encontrada em newsroom.intel.com, newsroom.intel.com.br e intel.com.

Siga a Intel no Twitter e no Facebook: www.twitter.com/intelbrasil e www.facebook.com/intelbrasil.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma instituição pública com a missão de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. A FAPESP atua diretamente com a comunidade científica paulista em todas as áreas do conhecimento, apoiando propostas de pesquisa selecionadas com base na revisão por pares (peer review), metodologia que utiliza pareceres emitidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros como base para decisões sobre o financiamento de projetos. Em 2013, o dispêndio da FAPESP foi superior a R$ 1,1 bilhão para o apoio a projetos de pesquisa. Aproximadamente um terço do desembolso anual da Fundação é destinado para a formação de pesquisadores por meio de bolsas. Mais de 50% são aplicados na pesquisa acadêmica, e 10% são investidos em pesquisas voltadas para a aplicação, em pequenas empresas ou em parcerias entre universidade e empresas, também para subsidiar a formulação de políticas públicas.