Notícia

International Ethics Project

Integrity in Research

Publicado em 29 maio 2017

Hoje o avanço no mundo científico em relação ao número de pesquisas e aos resultados é bem maior do que há um tempo e isso se deve principalmente ao avanço da tecnologia e ao acesso a informação. Porém, com o avanço e facilidade e o culto ao reconhecimento pelo mundo científico, houve também um aumento no número de casos de más condutas, sendo um caso que tem preocupado especialistas no Brasil e no mundo.

Estas más condutas envolvem casos de: Desvio de conduta acadêmica que ocorre quando o pesquisador tem a intenção de fazer com que as outras pessoas acreditem que algo é verdadeiro sendo que não é; fraudes com dados em pesquisas como quando alteram dados para que o experimento ganhe importância; fabricação de dados; plágio, que se caracteriza pelo roubo, uso e reprodução sem autorização de conteúdo criado por outro pesquisador; e autoplágio.

No Brasil, existem instituições/órgãos de controle e fomento responsáveis pela fiscalização das pesquisas. Estes órgãos têm estudado e elaborado uma proposta com duas linhas de ação, para tentar solucionar ou amenizar este problema. Estas propostas são basicamente através de ações preventivas e pedagógicas e ações que desestimulam estes atos e condutas anti-éticas.

É importante entender que condutas antiéticas no meio de pesquisa científica atrasa o progresso científico e não traz benefício à comunidade, pelo contrário, apenas impactua negativamente à população científica e a sociedade.

O levantamento desta discussão em sala, onde futuros pesquisadores são formados, contribui para que não tenha agentes de má fé mas apenas cidadãos comprometidos com o futuro científico e resultados confiáveis à comunidade.

Thiago Martins.

Referências

COURY, Helenice J. C. G.. Integridade na pesquisa e publicação científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos , v. 16, n. 1, p. v-vi, Feb. 2012 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552012000100001&lng=en&nrm=iso>. access on 29 May 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012000100001.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#relatorio

SANTOS, Luiz Henrique Lopes dos. Sobre a integridade ética da pesquisa. FAPESP. abr. 2011. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiqz-XWkJbUAhWMiZAKHfeIAewQFgg7MAM&url=http%3A%2F%2Fwww.fapesp.br%2F6566&usg=AFQjCNFX7QOAZ5jSQSjFHyI-youMBsvwiw