Notícia

INPA

Institutos Nacionais de C&T ampliam rede de pesquisas

Publicado em 26 novembro 2008

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antônio Zago, anunciam nesta quinta feira (27) o grupo de projetos que constituirão os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), em solenidade marcada para às 11h, no auditório do CNPq, em Brasília.

Os projetos apresentados foram avaliados por uma comissão de alto nível, formada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e receberão recursos públicos da ordem de R$ 520 milhões. Estão integradas ao Programa seis fundações estaduais de amparo à pesquisa: Amazonas (Fapeam), Pará (Fapespa), São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Rio de Janeiro (Faperj) e Santa Catarina (Fapesc) e os seguintes órgãos federais: Ministério da Ciência e Tecnologia/CNPq, Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes), Ministério da Saúde, Petrobrás e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O edital recebeu 261 propostas, representando uma demanda de mais de R$ 1,5 bilhão. Analisando a demanda por regiões, o Sudeste apresentou 67%, o Nordeste e o Sul 11%, cada, o Centro-Oeste 6%, e o Norte 5%. Dos recursos disponíveis, serão destinados 35% para os projetos dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 15% para o Sul e 50% para a região Sudeste.

O comitê de coordenação analisou as recomendações da comissão de especialistas, que se reuniu de 27 a 31 de outubro último, assim como a avaliação das diretorias científicas das fundações de amparo à pesquisa que participam do programa. As propostas aprovadas receberão financiamento por até cinco anos; os recursos para os três primeiros anos já estão garantidos.

O desempenho de cada instituto constituído no âmbito deste programa será acompanhado pelo CNPq e pelo comitê de coordenação. A avaliação do programa, tendo em vista as metas inicialmente propostas, será feita pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Serviço:

Evento: Anuncio dos projetos que formam os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) Local: SEPN - 507b- Edifício Sede CNPq - sala Almirante Álvaro Alberto – Brasília

Dia: 27/11/2008

Hora: 11h

Fonte: Assessoria de Comunicação do MCT