Notícia

Quimiweb

Instituto Todos pela Saúde lança edital para apoiar pesquisas sobre COVID-19

Publicado em 04 outubro 2021

Por Agência FAPESP

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) – entidade sem fins lucrativos recém-criada com o objetivo de ajudar o Brasil a se preparar para o enfrentamento das futuras pandemias – lançou na sexta-feira (01/10) seu primeiro edital para apoiar grupos de cientistas que desenvolvam pesquisas sobre COVID-19 e queiram trabalhar em rede, em um modelo de ciência colaborativa.

O objetivo é obter informações sobre populações vacinadas contra o SARS-CoV-2 e também recuperadas da COVID-19, dentro da linha de atuação de estudos de coortes, para orientar a tomada de decisões estratégicas em políticas públicas.

Nos coortes de vacinados contra SARS-CoV-2, o ITpS quer integrar e analisar dados sobre: quais são os riscos de infecção, de desenvolver a COVID-19, de hospitalização e de morte conforme o tipo de imunizante recebido, o número de doses aplicadas, o espaçamento entre essas doses e o tempo de ocorrência do fato a partir da imunização, além de região do país, sexo, etnia e comorbidades das pessoas que participam do estudo; qual a distribuição das variantes entre os infectados; e tipos e frequência de efeitos colaterais.

E nos chamados coortes de sobreviventes (não vacinados), o ITpS quer integrar e analisar dados sobre: quais são os riscos de infecção, de desenvolver a COVID-19, de hospitalização e de morte conforme o tempo desde a primeira infecção e gravidade dos sintomas, além de região do país, sexo, etnia e comorbidades das pessoas que participam do estudo; qual a distribuição das variantes entre os recuperados; natureza, frequência, gravidade e duração de sintomas persistentes (COVID longa).

Os interessados devem se inscrever para um processo de pré-seleção, sendo os escolhidos convidados a apresentar uma proposta. Os grupos precisam ter infraestrutura e profissionais próprios e qualificados para o desenvolvimento dos estudos. Não serão elegíveis coortes ainda não iniciados e que não possam demonstrar resultados prévios. Os grupos aprovados receberão recursos financeiros por um período de dois anos, assumindo o compromisso de integração de dados com o ITpS. São recursos financiáveis bolsas, material de consumo/insumos, viagens (diárias, passagens e despesas de locomoção), serviços de terceiros (pessoas física e jurídica), despesas de suporte operacional e outros gastos correntes.

Os grupos interessados em receber o edital podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Republicar

Fonte: Agência FAPESP

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal da Ciência online