Notícia

Esteta

Instituto Tecnológico Vale oferece 50 bolsas de pesquisa em convênio com o CNPq

Publicado em 27 novembro 2015

Instituto Tecnológico Vale (ITV), uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação, está selecionando bolsistas para atuar em seus projetos de pesquisa científica e tecnológica. A data-limite para inscrições é 18 de dezembro.

Por meio de convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) serão concedidas bolsas nas modalidades Especialista Visitante (BEV), Pesquisador Visitante (PV), Pós-doutorado Empresarial (PDI) e Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI), nas modalidades A (Profissional de nível superior com, no mínimo, 6 (seis) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação), B (Profissional de nível superior com, no mínimo, 2 (dois) anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação) e C (Profissional de nível superior). Mais informações estão disponíveis no site www.cnpq.br/web/guest/bolsas-e-auxilios.

São três os temas de pesquisa: Computação Avançada, Meteorologia & Mudança do Clima, Tecnologias de Mineração e Automação e Integração de Processos; Biodiversidade, Biotecnologia, Ecologia e Serviços ambientais e Ciência do Solo e Planta; e Geologia Ambiental, Recursos Hídricos, Socioeconomia & Sustentabilidade. Para mais informações acesse: www.vale.com/brasil/pt/initiatives/innovation/itv/technological-institute-vale-cnpq/paginas/default.aspx.

As bolsas terão duração de até 12 meses com possibilidade de renovação por mais 12 meses. Os bolsistas PDI farão parte do programa de Residência Pós-doutoral do instituto.

Os candidatos devem enviar currículo Lattes atualizado e carta justificando o interesse pelo tema e modalidade de bolsa para o e-mail itvds@itv.org. A seleção será feita pelos coordenadores dos projetos com base no currículo e experiência compatível com as atividades da bolsa pretendida. A critério do coordenador do projeto, os candidatos pré-selecionados poderão ser submetidos a entrevistas em dia e horário a serem definidos.

Para saber mais sobre o ITV acesse o site: www.vale.com/itv.

Agência FAPESP