Notícia

Comunidade Exkola

Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental inicia atividades no Brasil

Publicado em 30 janeiro 2012

Com o objetivo de se tornar um centro de excelência em física teórica no continente, o ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental) inicia oficialmente suas atividades no Brasil no próximo dia 6 de fevereiro em sua sede, no câmpus de São Paulo da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Além de organizar escolas avançadas e workshops internacionais, o ICTP-SAIFR também receberá visitantes e pós-doutores e promoverá um intenso intercâmbio entre alunos e pesquisadores do Brasil e do exterior.

O ICTP-SAIFR resulta de uma parceria entre o Instituto de Física Teórica da Unesp e o ICTP (Centro Internacional de Física Teórica), centro de pesquisas sediado em Trieste, Itália, e vinculado a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Sua instalação na América do Sul conta com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).

Escolas

De acordo com o diretor do ICTP-SAIFR, Nathan Berkovits, professor do IFT-Unesp, a instituição oferecerá em 2012 três escolas avançadas (schools, cursos internacionais de curta duração) e um workshop. A primeira escola teve início em 16 de janeiro, com um curso de matemática aplicado a biologia e 63 alunos de vários países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela além de Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal). O curso prossegue até o dia 28.

A segunda escola, sobre astrofísica e cosmologia, será realizada em julho; a terceira, que tratará da computação voltada a pesquisa teórica, ocorrerá em novembro. "A partir do Brasil, nosso objetivo é integrar estudantes e pesquisadores dos países sul-americanos e promover a pesquisa em física teórica", afirma Berkovits.

Programação A abertura oficial do ICTP-SAIFR ocorrerá dia 6 (segunda-feira), das 16 as 18 horas, e terá mesa com a presença de Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp; Fernando Quevedo, diretor do ICTP (Itália); Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp; Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências; Peter Goddard, diretor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton; e do físico Juan Maldacena, representante dos demais paises da América do Sul, entre outras autoridades.

Em complemento a programação de abertura, dois eventos serão realizados no Instituto de Física Teórica, um no dia 5 de fevereiro (domingo) e outro no dia 7, sempre com entrada franca. No domingo, uma palestra com o tema "Explicando as origens do Universo" será ministrada em espanhol pelo professor argentino Matias Zaldarriaga, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA). Voltada ao público leigo, a fala de Zaldarriaga tem como objetivo a divulgação científica e ocorre das 16 as 18 horas.

No dia 7, das 16 as 20 horas, haverá uma discussão aberta a participação do público precedida por mesa-redonda sobre o papel do novo instituto ICTP-SAIFR. Essa mesa contará com breves apresentações dos físicos Luis Raul Abramo (IFUSP), Gustavo Burdman (IFUSP), Amir Caldeira (Unicamp), Carlos Brito Cruz (Fapesp), Celso Pinto de Melo (presidente da Sociedade Brasileira de Física) e Sergio Rezende (ex-ministro da Ciência e Tecnologia).

Mais informações sobre o ICTP -SAIFR estão disponíveis no site http://www.ictp-saifr.org/ Serviço:

Dia 5 de fevereiro Palestra com o tema "Explicando as origens do Universo" Horário: 16 as 18 horas

Dia 6 de fevereiro Abertura oficial do ICTP-SAIFR (ICTP South American Instititute for Fundamental Research/ Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental) Horário: 16 as 18 horas

Dia 7 de fevereiro Discussão aberta ao público precedida por mesa-redonda sobre o papel do novo instituto ICTP-SAIFR Horário: 16 as 20 horas Local: Instituto de Física Teórica da Unesp (rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo - SP), Câmpus de São Paulo. Todos os eventos têm entrada franca.

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,470896,Instituto_Sul-Americano_de_Pesquisa_Fundamental_inicia_atividades_no_Brasil,470896,7.htm

 Fonte: Maxpress